COMBATE À VIOLÊNCIA

Vereador propõe instalação de aparelhos de raio-X em escolas de Goiânia

A proposta foi protocolada durante sessão da Câmara Municipal e visa evitar com que haja novos ataques em unidades escolares da capital

Vereador de Goiânia propôs projeto de lei para instalação de detectores de metais e de aparelhos de raio-X nas escolas de Goiânia. A proposta foi protocolada durante sessão da Câmara Municipal na quarta-feira (12) e visa evitar com que haja novos ataques em unidades escolares da capital.

O autor da proposta é o vereador Geverson Abel (Avante), que propõe a instalação de detectores de metais e de aparelhos de raio-X nas unidades educacionais. Segundo ele, todo mundo que acessar as escolas precisaram passar por esses aparelhos.

“Para ter ingresso na escola, qualquer pessoa, sem exceção, estará condicionada à passagem por detector de metais e à inspeção de seus pertences em aparelho de raio-X. Sem a vistoria, não será permitido acesso às dependências da escola“, explica Abel.

Armas

O vereador, porém, reconhece que as medidas não resolverão 100% dos problemas relativos à segurança em escolas.

“Acredito que mais de 80% dos problemas serão resolvidos, o que é um grande avanço”, afirma. Segundo ele, não só o Brasil, mas o mundo vive “uma endemia de delinquência, uma onda de violência que alcançou nossas escolas. Queremos impedir entrada de armas nos estabelecimentos de ensino, para proteger professores, alunos e funcionários”.

Prefeitura

Também na quarta-feira, a prefeitura anunciou pacote de medidas na tentativa de evitar com que haja ataques contra crianças e adolescentes. Entre as medidas estão a o uso de detectores de metais nas portarias das unidades e autorizou a inspeção de mochilas em busca de objetos que possam colocar em risco a comunidade educacional.

A prefeitura ainda anunciou que a Operação Escolas Sem Violência, coordenada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), conta com estrutura de 800 agentes, 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equ