INOCENTE

Vereador se veste de palhaço em protesto contra IPTU de Goiânia: “fui enganado”

Sargento Novandir disse que não sabia que o imposto teria um reajuste superior a 45% ao aprovar o mencionado texto

Vereador sargento Novandir positiva para Covid após participar de programa de rádio (Foto: divulgação - redes sociais)

Uma cena inusitada marcou o retorno dos trabalhos dos vereadores da Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira (1). Vestido com roupa de palhaço, o vereador Sargento Novandir (sem partido) subiu na tribuna ao som de uma música circense e com bolinhas nas mãos. Após fazer demonstração de malabarismo ele pediu desculpas à população por ter aprovado o Código Tributário Municipal, que resultou no aumento do valor de IPTU para alguns imóveis da capital. “Fui enganado”, afirmou.

Norvandir ressaltou que não sabia que o imposto teria um reajuste superior a 45% ao aprovar o mencionado texto. O vereador também fez duras críticas ao secretário de finanças do município, Geraldo Lourenço. Segundo ele, o gestor “merecia um couro de cinto”. Manifestação ocorre após repercussão negativa do aumento entre vereadores e populares.

O prefeito Rogério Cruz e o Geraldo Lourenço não comentaram a crítica circense. A prefeitura, no entanto, comentou o cálculo do IPTU por meio de nota.

De acordo com o documento, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) se reuniu com vereadores na segunda-feira (31/1) para apresentar detalhes dos lançamentos do IPTU 2022. De acordo com o Paço, os cálculos discutidos durante a tramitação do Código Tributário Municipal estão assegurados, conforme a emissão dos boletos, que prevê a isenção ou redução para 55,6% dos imóveis residenciais no município.

Na oportunidade, Rogério também destacou o cumprimento de benefícios fiscais para o desenvolvimento econômico na cidade, “como redução de 60% do ISS para diversos segmentos econômicos, além da isenção total para as construções novas ou requalificadas de habitações coletivas, de uso residencial ou misto, localizadas nos Setores Central, Leste Vila Nova e Campinas”.

Isenções também contemplam, conforma aponta a nota, imóveis classificados como bens culturais; de atividades de estacionamento de veículos exercidas em novas construções de edifício-garagem e estacionamento subterrâneo; imóveis tombados, desde que mantidas as características originais; áreas de Preservação Permanente – APP’s, quando mantidas as características originais, nos termos do Plano Diretor de Goiânia; áreas de Interesse Social – AEIS, nas fases de aprovação e implantação do respectivo projeto.

“Também foram estabelecidas isenções para a primeira aquisição de imóvel destinado à instalação e funcionamento de empresas nos Arranjos Produtivos Locais; para imóveis de propriedade comprovada e exclusiva dos Clubes de Futebol Profissional, sediados no Município de Goiânia e que tenham relação com suas atividades essenciais; para os serviços referentes à armazenagem e logística de e-commerce, na forma de gestão do processo de fulfillment; além de outros benefícios no projeto aprovado”, consta no documento.

Veja a íntegra abaixo a nota da prefeitura sobre vereador que se vestiu de palhaço contra o IPTU

[olho author=””]

“O prefeito Rogério Cruz se reuniu ontem com vereadores para apresentação detalhada dos lançamentos do IPTU 2022. Durante a reunião, ficou demonstrada que os cálculos discutidos durante a tramitação do Código Tributário Municipal estão assegurados, conforme a emissão dos boletos, que prevê a isenção ou redução para 55,6% dos imóveis residenciais no município. Também foram destacados o cumprimento de benefícios fiscais para o desenvolvimento econômico na cidade, como redução de 60% do ISS para diversos segmentos econômicos, além da isenção total para as construções novas ou requalificadas de habitações coletivas, de uso residencial ou misto, localizadas nos Setores Central, Leste Vila Nova e Campinas.

Também foram beneficiados com isenções os imóveis classificados como bens culturais; de atividades de estacionamento de veículos exercidas em novas construções de edifício-garagem e estacionamento subterrâneo; imóveis tombados, desde que mantidas as características originais; áreas de Preservação Permanente – APP’s, quando mantidas as características originais, nos termos do Plano Diretor de Goiânia; áreas de Interesse Social – AEIS, nas fases de aprovação e implantação do respectivo projeto.

Também foram estabelecidas isenções para a primeira aquisição de imóvel destinado à instalação e funcionamento de empresas nos Arranjos Produtivos Locais; para imóveis de propriedade comprovada e exclusiva dos Clubes de Futebol Profissional, sediados no Município de Goiânia e que tenham relação com suas atividades essenciais; para os serviços referentes à armazenagem e logística de e-commerce, na forma de gestão do processo de fulfillment; além de outros benefícios no projeto aprovado.

Assessoria de Imprensa do prefeito Rogério Cruz”

[/olho]