Vereadora de Palmeiras pedala durante sessão para homenagear ciclistas; vídeo
Taís Cardoso Lopes (PP) participava de forma inusitada de sessão remota da Câmara de Palmeiras de Goiás; Parlamentar praticava atividade ciclística
A vereadora de Palmeiras de Goiás, Taís Cardoso Lopes (PP), participou de sessão remota da Câmara Municipal da cidade nesta quinta-feira (20), de uma forma bastante inusitada, andando de bicicleta. Segundo ela, esta foi uma forma que ela encontrou para homenagear as pessoas pelo Dia Nacional do Ciclista, celebrado na última quarta-feira (19).
Apesar da manifestação sobre homenagem a ciclistas, nas redes sociais da Câmara de Palmeiras, página em que a sessão estava sendo transmitida, algumas pessoas desaprovaram a ação da parlamentar de fazer atividade física durante os trabalhos legislativos. A sessão teve 28 minutos, a parlamentar deixou a atividade remota da Câmara, com 25 minutos.
Como a sessão foi remota, em razão da pandemia do novo coronavírus, ela afirmou que não descumpriu o compromisso laboral, e mesmo andando de bicicleta, não deixou de votar matérias pautadas no dia.
“Consigo raciocinar tanto sentada no sofá, como na cozinha. Independente do local em que esteja, como a sessão foi remota, nada afetou meu trabalho. Atendi meu compromisso, diferente de vereadores que foram para a igreja e não foram votar”, alfinetou ela, sem mencionar nomes.
Quem assistiu à transmissão da sessão pôde ver a vereadora na bicicleta. Enquanto pedalava, ela e os demais vereadores votaram três projetos. Na votação dos dois primeiros, ela parou a bicicleta no momento que fazia declaração de voto e depois retomou as pedaladas. No terceiro projeto, Taís apenas se manifestou, sem parar o ritmo da atividade esportiva.
Críticas ao regimento
A vereadora respondeu com críticas as desaprovações recebidas pela pelas pedaladas durante o serviço. “Eu não estava no asfalto, estava numa estrada de terra, estava apenas eu e bicicleta. Vejo maldade da oposição, em relação a mim”. Segundo ela, não a bicicleta não atrapalhou o trabalho porque não houve debate, visto que os projetos já tinham passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“[Enquanto isso] o regimento interno da Câmara não está sendo cumprido pelo próprio presidente [Murillo Rodrigues dos Santos (PSDB)]. As sessões estão previstas para ocorrer às 20h, mas ele têm feito convocações para outros horários, como às 18h e 18h30”, apontou.
Manifestação
Ao Mais Goiás, sobre o fato ocorrido na ultima sessão ordinária virtual do dia 20/08/2020 (quinta feira), na ocasião a vereadora Tais Lopes participou da sessão no momento em que estava fazendo exercício físicos “andando de bicicleta”, tendo algumas falhas na sua transmissão e participação, realmente foi uma conduta errada e inadmissível e reprovada por parte da minha administração, uma vez que o vereador trabalha para o povo e no momento das sessões a vereadora Taís Lopes deveria estar em local apropriado para participar da sessão, da forma que ela fez teve várias falhas na transmissão, já tomei as providências pelo fato ocorrido, foi grande repercussão negativa perante a população, foi orientada a vereadora Taís Lopes e a todos os outros vereadores, que nas próximas sessões não ocorra mais este tipo de situação, que no momento da sessão se dedique em um local apropriado e com o traje adequado. Quanto a alegação de não estar cumprindo o regimento da casa de Leis, dentro do possivel seguimos rigorosamente o regimento, devido o momento que estamos passando (pandemia Covid 19), as sessões nesses horários foi decidido em comum acordo com os vereadores para prestar um serviço eficiente ao município de Palmeiras de Goiás, realmente por questão de excepcionalidade estão sendo antecipado o horário das sessões, E no mais a vereadora tinha ciência de dia e horário da sessão, sendo infeliz na sua atitude, e como a sociedade nós também não aprovamos. Atenciosamente Murillo Rodrigues dos Santos – Presidente da Câmara de Vereadores de Palmeiras de Goiás.