VACINAÇÃO EM MASSA

Vereadores aprovam pedido de autorização de compra de vacinas em Goiânia

Com isso, o município poderá integrar consórcio para buscar imunizantes contra covid-19 sem intermediação

Vacina (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Os vereadores aprovaram em sessão realizada nesta terça-feira (23), autorização para que o município de Goiânia adquira vacinas através de consórcio entre municípios. Com isso, a cidade poderá integrar consórcio para buscar imunizantes contra Covid-19 sem intermediação do governo federal. O placar foi de 30 votos favoráveis e nenhum contra.

A apreciação da matéria foi feita em sessão única, com primeira votação, uma pausa para avaliação da Comissão de Saúde, e posterior votação em segunda fase – já que possuía caráter de urgência. O projeto recebeu emenda, na Comissão de Saúde, para que aquisição ocorra, preferencialmente, via Consórcio Nordeste.

O presidente da Comissão de Saúde, Mauro Rubem (PT), argumenta que a emenda reconhece que o Consórcio aberto por gestores da região Nordeste foi eficiente para a compra das vacinas, enquanto o Plano Nacional de Imunização (PNI), gerido pelo governo federal, está “defasado”, com atraso na vacinação em massa.

O presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), acrescentou, durante o plenário, que a orientação da casa é que as vacinas adquiridas com recursos do município sejam aplicadas em Goiânia.

Em plenário, o vereador Santana Gomes (PRTB) solicitou o retorno das sessões na Câmara Municipal. “Estávamos com saudade. Temos que trabalhar. Estamos tomando cuidados e usando máscara”, diz. O presidente da casa respondeu que a área médica da Câmara não recomenda o retorno imediato das sessões.