PROPOSIÇÃO

Vereadores aprovam regras para entrada de animais em unidades de saúde de Goiânia

A matéria condiciona a entrada dos animais ao cumprimento de regras estabelecidas pela instituição de atendimento e pela OMS

(Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

Vereadores aprovaram, em primeira votação, projeto de lei que permite ingresso de animais domésticos e de estimação em estabelecimentos de saúde de Goiânia (públicos, privados, clínicas da família, ambientes terapêuticos e asilos). A matéria ainda precisa passar novamente pelo plenário e depois ser sancionada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

A iniciativa, da vereadora Luciula do Recanto (PSD), é voltada principalmente para a população em situação de rua. A matéria condiciona a entrada dos animais ao cumprimento de regras estabelecidas pela instituição de atendimento e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o projeto, o animal deve estar em companhia de algum familiar ou pessoa acostumada a manejá-lo, em caixas específicas, exceto no caso de cães de grande porte. É preciso, ainda, obter autorização de médico responsável e apresentação de laudo veterinário que ateste boas condições de saúde do animal, acompanhado de carteira de vacinação atualizada.

“Pesquisas comprovam que a visita dos bichinhos contribui para recuperação dos tutores e não há nenhum risco para demais pacientes”, garante a vereadora.

No entanto, não será permitido a entrada dos animais em setores de isolamento, quimioterapia, transplante, assistência a paciente vítima de queimaduras, central de material e esterilização, unidade de tratamento intensivo (UTI), áreas de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar e áreas de manipulação, preparo e armazenamento de alimentos.

O projeto ainda permite que entrem, com os animais de estimação, em abrigos, casas de passagem, albergues e centros de serviço.