IMPRENSA

Vereadores de Aparecida (GO) criticam cobertura de sites

O presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), utilizou a tribuna, na…

O presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), utilizou a tribuna, na quinta-feira (12), para criticar os sites Folha Z e Notícias Goiás. O vereador falou sobre a forma como os veículos de comunicação noticiaram o apoio de parlamentares da Casa à reeleição da deputada federal Magda Mofatto (PL) e também sobre um encontro que ele teve com Daniel Vilela (MDB), na quarta (11).

“Matérias tendenciosas que, infelizmente, esse veículo de comunicação faz. Fica aqui o meu repúdio”, se referiu ao Folha Z. Ainda sobre o veículo, ele afirmou que o site fez uma matéria com base em “leitura labial” acerca de um encontro dele com Daniel Vilela, presidente estadual do MDB. A matéria seria mentira, segundo Fortaleza.

Em seguida, foi a vez do site Notícias Goiás. “Saiu uma matéria dizendo que o André Fortaleza foi atrás dos vereadores Lelis e Roberto Chaveiro, que devem, encampar grupo da Magda… Não, eu não fui atrás. Tivemos uma conversa e resolvemos apoiar Magda e isso não é segredo.”

Segundo ele, os deputados representam todo o Estado, então não há o que se falar de apoios a pré-candidatos da cidade. Ele se referia ao fato do veículo de comunicação citar o deputado federal professor Alcides (PL) e dizer que os vereadores optaram por apoiar “forasteiros”.

“Deputado é pelo o Estado ou por cidade? São mais de 240 municípios e só 17 vagas. Magda é de Goiás, então ela não é forasteira”, emendou. “Acho que esse jornal está muito mal informado.” Ele classificou como “asquerosa” e “idiota” a forma como foi dada a notícia. Segundo ele, os sites não falam a verdade e fazem matérias para induzir as pessoas. Outros vereadores também criticaram os veículos de comunicação.

Resposta dos veículos

Após a repercussão, o Folha Z emitiu nota. “A Folha Z, que cobre diariamente tudo que acontece na cidade, exprime por meio desse editorial repúdio a esse comportamento. Em 2022, não é mais tolerável a intimidação ao livre exercício da profissão jornalística, consagrado pela Constituição Federal.”

Ainda conforme a nota, o clima de desavença é ruim para a democracia e para o povo de Aparecida, “até mesmo para o projeto político dos parlamentares em questão”.

Já o Notícias Goiás declarou: “A reportagem do Portal NG aborda a investida de Magda Mofatto, liderada por Fortaleza, para garantir apoio de ao menos dez vereadores, boa parte dos quais historicamente integrantes da base do deputado federal Professor Alcides (PL). No contexto da reportagem, Magda é qualificada como ‘candidata forasteira’, por ser de Caldas Novas, em oposição a Professor Alcides, que é reconhecidamente um político com raízes em Aparecida de Goiânia. Parece que particularmente esse ponto desagradou o presidente da Câmara, que não poupou críticas à reportagem, chegando mesmo a ser deselegante e agressivo, como de costume.”

Camila Rosa declarou apoio

A vereadora Camila Rosa (PSD), que teve o microfone cortado durante uma discussão com o presidente da Casa e levou a situação a justiça, se manifestou em favor dos sites. “Manifesto o meu apoio, solidariedade e respeito aos profissionais de comunicação que sofreram ataques à liberdade de imprensa na Câmara de Aparecida.”

“Deixo claro que essa conduta truculenta e agressiva não representa o posicionamento de todos os vereadores da cidade, principalmente o meu. A imprensa é fundamental para a construção de um Estado Democrático de Direito com garantia de expressão e direito à informação.”

Assista a partir de 10min10s: