Executivo

Vereadores querem sabatina antes de nomeações da Prefeitura

O texto não precisa passar por outra comissão, apenas aguardar prazo de 10 dias para ser votada novamente em plenário

Foi aprovada por unanimidade em primeira votação na Câmara Municipal de Goiânia emenda que institui sabatina e votação feita pelos vereadores para que sejam aprovadas determinadas nomeações do Executivo municipal. O texto não precisa passar por outra comissão, apenas aguardar prazo de 10 dias para ser votada novamente em plenário.

Autor da proposta, o vereador Elias Vaz (PSB) explica que o objetivo é tornar conhecido o nome e o perfil da pessoa nomeada pelo prefeito para determinados cargos. “A transparência será maior e também a cobrança por um perfil técnico. O nome continua sendo do prefeito, mas a aprovação depende do que votar a maioria simples da Casa”, explica o vereador.

Nem todos os cargos nomeados pelo prefeito estão incluídos e os que já exercem função no Município, continuam. Se a emenda for aprovada, valerá nas próximas nomeações para órgãos como a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e Agência Municipal de Turismo (Agetul).