ELEIÇÃO | GOIÂNIA

Vereadores reagem ao anúncio de aposentadoria de Iris

Pelo menos 25 vereadores se reuniram com Iris Rezende (MDB), antes do prefeito de 86…

Pelo menos 25 vereadores se reuniram com Iris Rezende (MDB), antes do prefeito de 86 anos anunciar sua aposentadoria da política, no fim da manhã desta terça-feira (25). Entre eles, o sentimento era de tristeza.

O presidente da Câmara de Goiânia Romário Policarpo (Patriota), que pretendia insistir para o gestor repensar a decisão, afirma que Iris “não deixou nenhuma brecha para tratar sobre esse assunto”. “E eu me sinto no direito de respeitar a decisão dele. Mesmo torcendo para que ele mude de ideia.”

Segundo Romário, desta vez o atual prefeito não sairá da aposentadoria, como ocorreu no último pleito municipal. “Foi firme na fala dele”, disse sobre a conversa com os vereadores.

Romário afirma que o gestor teme não ter energia para mais daqui a quatro anos. “Além disso, gosta mais da família do que da política”, indica que houve pressão familiar pela desistência.

Ruim para o processo eleitoral

Líder do prefeito Iris na Câmara, Welington Peixoto (DEM) declara que o anúncio é ruim para o processo eleitoral e que todos estão muito sentidos. “Alguns vereadores não foram, porque partidos terão candidato. Mas a maioria tem carinho por Iris. Não é só questão de ser oposição. É um político sem mancha nesses mais de 60 anos.”

Além de Romário Policarpo e Welington Peixoto, participaram da reunião: Alfredo Bambu (Patriota); Clécio Alves (MDB); Andrey Azeredo (MDB); Álvaro da Universo (Patriota); Anderson Sales Bokão (DEM); Emilson Pereira (Patriota); Gustavo Cruvinel (MDB); Izídio ALves (MDB); Carlin Café (MDB), Denício Trindade (MDB); Dr. Gian (MDB); Divino Rodrigues (Patriota); Cabo Senna (Patriota); Juarez Lopes (PDT); Leia Klebia (PSC); Jair Diamantino (DEM); Oséias Varão (PP); Paulo Magalhães (DEM); Rogério Cruz (Republicanos); Sargento Novandir (Republicanos); Tiãozinho Porto (MDB); e Zander (Patriota).

MDB

Emedebista, Andrey Azeredo também acredita que a Câmara recebe com tristeza o anúncio de Iris. “Eu, pessoalmente, recebi com bastante tristeza. É um momento de muita reflexão, pois temos Iris como maior referência e conselheiro. O legado dele é imensurável”, avalia.

De acordo com ele, a possível reeleição seria o curso natural do processo. “E ele sendo reeleito, daqui a quatro anos e meio se afastaria, consolidando sua marca não só em Goiânia, mas em Goiás.” Questionado se o partido já teve uma conversa sobre o substituto do prefeito, ele diz não ser o momento. “Momento de reflexão. Depois, faremos uma discussão interna.”

Vale destacar que o nome do ex-governador Maguito Vilela (MDB) é apontado como o substituto de Iris. Andrey não confirmou. Contudo, garantiu que o MDB terá candidato na capital. “Terá chapa completa.”

Oposição

A vereadora da oposição, Sabrina Garcez (PSD) disse que Iris já fez um excelente trabalho e foi um gestor revolucionário. “Mas temos percebido, nos últimos anos, que a forma de gestão do Iris tem sido desconexa com a realidade atual”, avalia.

Desta forma, a vereadora não recebe a notícia com tristeza e acredita que seja o momento do emedebista se aposentar. Para ela, a capital tem sofrido com a falta de uma gestão focada em inovação tecnológica.

Porém, ela ainda não está convencida. “Em outros momentos já fez esse tipo de anúncio e mesmo assim saiu candidato.”