BASTIDORES DA ELEIÇÃO

Vilmar Mariano pode bancar vice de Leandro Vilela

Para manter o prefeito Vilmar Mariano (União Brasil) no grupo caiadista e evitar maiores dissidências…

Vilmar Mariano e Leandro Vilela durante a inauguração da nova Câmara de Vereadores de Aparecida na última segunda-feira (24)

Para manter o prefeito Vilmar Mariano (União Brasil) no grupo caiadista e evitar maiores dissidências dentro da coalizão em Aparecida, o pré-candidato à Cidade Administrativa, Leandro Vilela (MDB) está disposto a oferecer um significativo poder de decisão ao prefeito que terá participação crucial na escolha o vice de sua chapa governista. Trata-se de uma tentativa de prestigiar o chefe do executivo, barrado em seu projeto de reeleição.

De acordo com bastidores apurados pelo Mais Goiás, dois nomes ganham destaque como potenciais candidatos para a vice-candidatura: o atual líder do governo, Isaac Martins (PRD), e o ex-deputado federal João Campos (Podemos). Ambos são próximos a Vilmar Mariano e possuem alta cotação entre os aliados e são vistos como figuras capazes de agregar valor à chapa.

“Trata-se também de uma tentativa de apaziguar a relação dos partidos que estavam com Vilmar Mariano e inicialmente se mostravam resistentes à mudança”, destacou uma fonte ao Mais Goiás. “É uma indicação de todo o grupo de Vilmar para que todo mundo caminhe junto nesse projeto”, resume.

Leandro e Vilmar tiveram conversas ao longo da semana, numa tentativa de conciliação dos projetos. Desde que foi comunicado que não seria mais o candidato da base caiadista, aliados de Vilmar chegaram a cogitar debandar do projeto de Vilela.

Na última segunda-feira, durante a cerimônia de inauguração da nova Câmara dos Vereadores, Vilmar Mariano não escondeu a insatisfação e chegou a tentar evitar contato com Leandro. Em seu discurso sequer citou o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), num indicativo claro de que a relação entre ambos, que já não era boa, desandou de vez.

Numa rápida conversa com a reportagem do Mais Goiás, Vilmar disse que sua decisão seria comunicada mais adiante. Leandro e seus aliados esperam apaziguar os desconfortos o mais rápido possível para entrarem em campanha com a união do grupo. O prefeito tem vivido momentos de reflexão e deve tomar uma decisão quando o deputado estadual Veter Martins (União Brasil), voltar de viagem. Ele é um dos principais aliados de Vilmarzinho.

Vilmar Mariano também tem sido recomendado por auxiliares e presidentes de partidos da base aliada a agir com pragmatismo. “Não é hora de sentimentalizar o debate”, diz um de seus braços direitos. “Traição por traição, Alcides o traiu um ano antes”, destaca.

Enquanto todo esse movimento acontece na base caiadista, aliados do deputado federal Alcides Ribeiro também estão monitorando os passos dos adversários para medir o impacto na campanha alcidista. Presidentes de legendas que acompanham o empresário já estão sondando partidos e vereadores insatisfeitos com a troca de Vilmar e esperam conquistar novos apoios a partir de eventuais insatisfações.