Votação do Plano Diretor em Plenário deve ocorrer na quinta-feira
O tema mais polêmico e um dos principais, do projeto de atualização do Plano Diretor…
O tema mais polêmico e um dos principais, do projeto de atualização do Plano Diretor de Goiânia, é a chamada Expansão Urbana. O assunto foi retirado do corpo do texto ainda na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O projeto deve ser apreciado em primeira votação no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, na quinta-feira (20). A base do prefeito tem se movimentado para incluir o assunto no texto da matéria. A tendência é que ele seja aprovado com a Expansão Urbana.
“Em relação a emenda, eu acho que a CCJ cometeu um equívoco muito grande. Ela foi precipitada e não deveria ter sido tomada essa decisão. Há uma justificativa técnica de cada uma das áreas para inclusão. Goiânia precisa de polos de desenvolvimento econômico. Goiânia tem perdido empresas em massa para as outras cidades. Foram destacadas áreas para esses polos e os vereadores retiraram de forma indiscriminada”, declarou o líder do prefeito, Oseias Varão (Sem Partido).
O presidente da Comissão Mista, vereador Lucas Kitão (PSL), disse que tem pressa para começar a discutir o projeto, seja em plenário, seja na Comissão Mista. Ele entende que é preciso aprofundar os temas. O parlamentar relata que não tem pressa para aprovar a matéria, mas de debatê-la com profundidade. Kitão também avalia a Expansão Urbana. “Pode ser que alguns vereadores venham a propor a expansão urbana, pois vamos discutir na Comissão Mista, que é responsável por analisar o mérito da matéria”, declarou.
Bloco
Foi aprovado, na semana passada pelos vereadores, um projeto que autoriza a criação de subcomissões para tratar de pontos do Plano Diretor – baseados nos principais eixos do projeto. A indicação dos membros para as subcomissões será de acordo com a proporcionalidade de partidos, bancadas e blocos.
Para ter mais peso na indicação para as subcomissões, foi recriado o Bloco Parlamentar Goiânia. O líder do bloco é Oseias Varão. Além dele, fazem parte do grupo os vereadores: Paulo Daher (DEM), Paulinho Graus (PDT), Sargento Novandir (PTN), Tiãozinho Porto (PROS), Carlin Café (Cidadania), Milton Mercêz (Patriota) e Andrey Azeredo (MDB).