ELEIÇÕES 2020

Welington Peixoto diz que DEM pode indicar vice de Iris; ele aceitaria

Caso atual prefeito não dispute eleição, o DEM terá candidatura própria, afirma o vereador

Welington Peixoto pede vistas do Plano Diretor para debater adensamento

O líder da bancada aliada ao prefeito Iris Rezende (MDB) na Câmara Municipal de Goiânia, vereador Welington Peixoto (DEM), diz que há 90% de certeza de que o atual prefeito concorrerá à reeleição. Além disso, ele afirma que o DEM pretende indicar o nome do vice, e que aceitaria ser o braço direito do emedebista na disputa pelo Paço.

Wellington diz que os partidos estão se preparando para as convenções nos prazos regulares, assim como para as eleições, uma vez que não há definição de adiamento por causa do novo coronavírus. O compromisso do governador Ronaldo Caiado (DEM), ele reforça, é com Iris, e não com o MDB.

“Então, se não for Iris, o DEM terá candidato na capital”, garante e continua: “O nome do deputado federal Zacharias Calil (DEM) é o mais provável, apesar de ele dizer que não tem interesse”.

Outro nome que em alta nos bastidores para vice de Iris é o de Romário Policarpo (Patriota), presidente da Câmara. Welington diz que alguns vereadores, de fato, endossam o colega, mas que o próprio Romário não tem interesse.

Acerca da disputa, o líder da bancada de Iris diz que o único nome capaz de ameaçar a vitória de Iris é o do senador Vanderlan Cardoso (PSD). O PSD também tem, como pré-candidato, o deputado federal Francisco Jr.

Sem Iris

Questionado sobre qual poderia ser o nome da base para concorrer à prefeitura caso Iris desista de disputar a eleição, Wellington responde que só existe um: Maguito Vilela. Sobre Paulo Ortegal (secretário de Administração), que tem sido lembrado, ele afirma que não vê chances. “Ele não se desincompatibilizou”.

Peixoto expõe que Iris tem o apoio de 20 a 25 vereadores. “Alguns apoiam sem declarar, por causa do partido.” No caso de Maguito, ele ressalta que o número cairia para 15, aproximadamente.

Para o caso de Maguito ser o nome do MDB, Welington diz que, apesar do apreço, não o apoiaria. “Seguiria meu partido”.

Pré-candidatos

Vale destacar que, só na Câmara de Goiânia, existem três pré-candidatos à prefeitura. São eles: Dra. Cristina (PL), Paulinho Graus (PDT) e Felisberto Tavares (Podemos). Entre os  deputados estaduais, podem ser candidatos Virmondes Cruvinel (Cidadania), Adriana Accorsi (PT), Eduardo Prado (DC), Major Araújo (PSL) e Alysson Lima (Solidariedade).

Da Câmara Federal, Elias Vaz (PSB) também cogita entrar no páreo. Outros nomes são Manu Jacob (PSol) e Cristiano Cunha (PV). Além desses, mais players têm se movimentado.