Eleições 2018

Zacharias Calil é pré-candidato a deputado federal

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil confirmou ao Mais Goiás que é pré-candidato a deputado federal…

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil confirmou ao Mais Goiás que é pré-candidato a deputado federal pelo partido Democratas (DEM). Segundo o médico, a campanha será feita sem financiamento. “Eu tenho uma carreira sólida muito forte. Não vou sujar meu nome para arrecadar dinheiro, jogar em campanha, depois ter que devolver isso. Eu não quero fazer parte disso, eu quero ser independente”, disse.

Por isso, ele explica que vai trabalhar com doação de serviços, mas não de dinheiro em espécie. Tudo o que receber vai ser utilizado na divulgação e criação de materiais, como outdoors, além da atuação nas redes sociais. “Eu sou muito idealista. […] Eu acho que você tem que ser eleito pelo que você é, pelo que você representa na sociedade, pelo seu trabalho prestado. A gente talvez tenha esse retorno da população, sem gastar”, acredita.

Zacharias conta que é amigo de longa data de Ronaldo Caiado, pré-candidato ao Governo de Goiás, que lançou Lincoln Tejota como seu vice essa semana. O médico disse, ainda, que possui um projeto político há muitos anos e que ultimamente tem focado muito na parte social. Isso tem ajudado em sua popularidade, que tem surpreendido.”Talvez pelo meu trabalho na área social tenha essa repercussão muito grande na população. Em todos os níveis”, disse.

Propostas

Dentre as propostas, Zacharias fala em apoiar um antigo projeto do senador Ronaldo Caiado de criar uma “bancada dos médicos”. E cita como exemplo a força da bancada evangélica. Ele ainda criticou deputados que usam a saúde como bandeira mas não focam no tema durante o mandato. “Porque acham que a saúde é um saco sem fundo. Mas nós temos que tentar melhorar isso. E existe dinheiro para isso, mas tem que saber como usá-lo. Tem que usar em prol da população, não deixar a coisa fluir da maneira como está”, disse.

Nesse sentido, ele pretende construir um novo hospital, voltado para crianças e adolescentes, que seria um novo Hospital Materno Infantil (HMI), que, segundo ele, está muito antigo . Zacharias ainda pretende criar oportunidades para os jovens por meio do acesso ao esporte, viabilizando o incentivo a atletas que podem ser de alta performance.

O trabalho desenvolvido como médico não vai ser abandonado, pois Zacharias diz que deve muito ao serviço público. Do primário, passando pela universidade, até a residência, estudou em escolas públicas. “Eu devo muito ao serviço público. Eu jamais viraria as costas. Tudo o que eu construí hoje, como nome, foi no serviço público”.

O médico, de 63 anos, é referência internacional em cirurgia infantil. As duas cirurgias mais famosas das quais participou foram de separação de gêmeos. A primeira foi das gêmeas esquiópagas Larisse e Loraine, de Santo Antônio de Goiás, o caso ocorreu em 2010. Cinco anos depois, ele comandou uma equipe de mais de 50 profissionais para atuar na separação dos gêmeos siameses Arthur e Heitor, que saíram da Bahia para o procedimento. Zacharias informou que esse ano poderia se aposentar em Goiânia, mas que optou em continuar sua atuação: “vou trabalhar até o fim da minha carreira, da minha vida como médico”