Carreira

5 dicas para te ajudar a conseguir um trabalho mesmo na pandemia

Estamos vivendo um momento que tem gerado grandes impactos mundialmente, no nível social, emocional, econômico…

Estamos vivendo um momento que tem gerado grandes impactos mundialmente, no nível social, emocional, econômico e político. Neste contexto, de tantas mudanças, conseguir um trabalho se tornou ainda mais desafiador.

Isso porque a pandemia trouxe uma dura realidade para o mercado de trabalho: a taxa de desemprego, que já era alta, cresceu consideravelmente.

Muitas empresas para sobreviver tiveram que mexer no seu time e demitir funcionários. Com isso, muitas pessoas estão nesse momento buscando novas oportunidades de trabalho.

Para algumas áreas como saúde, tecnologia e negócios online, o mercado está aquecido e gerando oportunidade de trabalho. Por outro lado, setores da economia como comércio, educação e serviços, que envolvem principalmente a aglomeração de pessoas, estão tendo que congelar suas vagas, se reinventar e buscar novas alternativas de gerar lucro para conseguir se manter.

Com as pessoas não está sendo diferente. Muitas foram desligadas do tão sonhado emprego, já outras, estão aproveitando o momento para se planejar para o “novo”.

Nesse contexto de busca por novas oportunidades de trabalho, os candidatos, precisam se preparar para quando o mercado voltar a se reaquecer. E o que vai diferenciar um candidato de outro, pode ser apenas um detalhe!

Para isso, listei 5 dicas bem práticas que podem fazer a diferença no momento de um processo seletivo e fazer com que o candidato esteja mais preparado e mais assertivo.

1. Autoconhecimento

Separe um tempo para pensar no que você tem de melhor! Saiba dizer também o que possui de pontos de melhoria, afinal, ninguém é perfeito. Além disso, mostre como tem trabalhado para se desenvolver nesses aspectos.
Pense também em como você se vê e como é reconhecido por seus colegas e gestores em experiências anteriores.

Liste e se prepare para falar quais são suas principais habilidades, seus sonhos, objetivos e planos de curto, médio e longo prazo.

2. Planejamento

Pense na sua carreira. Pensou? Agora responda a seguinte pergunta: o que deseja para seu futuro profissional?

Com base na sua reposta, liste:

  • Quais empresas gostaria de trabalhar?
  • Qual é a sua pretensão salarial? Pense sempre qual o mínimo você precisar para viver e qual seu objetivo salarial, quanto realmente quer ganhar. Caso fique na dúvida, pesquise no mercado quanto se paga para um profissional em oportunidades semelhantes à que busca. Isso pode servir de parâmetro para você
  • Tipo de ambiente e cultura da organização. Você consegue perceber esse quesito por meio das redes sociais, de depoimentos de ex-colaboradores e até em sites que possuem depoimentos de pessoas que já trabalharam lá
  • Localidade: próximo da sua casa, outro estado ou se será indiferente para você
  • Cargo, se deseja atuar como auxiliar, assistente, analista ou gestor e quais as competências necessárias para ocupar essa posição.

Vá em busca disso! Não aceite qualquer vaga!!

Lembre-se, estamos falando do seu futuro e você é o responsável por conduzir.

3. Networking

Fortaleça sua rede de contatos. Pense em pessoas que podem te ajudar a conseguir um emprego.

Diga sobre seu momento e seus planos para o futuro! E claro, se tudo der certo com alguma indicação, faça questão de agradecer.

E o mais importante da sua rede de relacionamento é que você deve sempre estar em contato, e não só quando estiver precisando.

4. Currículo:

  • Deve ser objetivo
  • Foto, somente se no anúncio da vaga for solicitada
  • Personalizado para a vaga de interesse
  • As experiências mais recentes devem ser listadas primeiro e em sequência as demais
  • Especifique tempo que passou em cada uma das empresas
  • Liste as atividades, contribuições, resultados e projetos desenvolvidos nas empresas que atuou
  • Faça sempre uma revisão antes de enviar e garanta que esteja atualizado.

    Lembre-se: o papel aceita tudo, mas depois você terá que sustentar!

5. Entrevista

Encare esse momento com seriedade, porém, sem desespero.

Prepare-se buscando informações sobre a empresa e estruture o que pode ressaltar sobre você ao longo desse bate-papo que fará de você o candidato ideal!

Seja pontual, verdadeiro e leve o sorriso no rosto, ele sempre é bem-vindo e abre portas!

Desejo uma jornada de muito sucesso, boa sorte!

Denise Leão é administradora, especialista em Gestão de Pessoas e em Liderança e Gestão Organizacional. É gestora de Treinamento no IPOG, professora de MBA, palestrante e consultora de RH.