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A verdade sobre anúncios pagos nas redes sociais

Saber se posicionar e criar conteúdos de qualidade são boas práticas para começar a pensar em anúncios pagos nas redes

Se você é uma empreendedora ou empreendedor e tem o desafio de criar anúncios pagos nas redes sociais, neste post trago conceitos básicos e necessários para começar a investir em anúncios e ter um ROI positivo como resultado de suas campanhas.

Já adianto que o objetivo não é ensinar como usar as ferramentas de anúncios pagos ou Ads, e sim compartilhar boas práticas para uma campanha de sucesso nas redes sociais.

Sabe aquele botão maravilhoso que fica embaixo das postagens chamado “impulsionar”? Pare de clicar nele agora, ao menos até acabar de ler este conteúdo. O motivo é simples: ele promove o seu post apenas dentro da sua rede de relacionamento e, no máximo, para amigos dos seus amigos.

E se a ideia é levar seus produtos e serviços para além daqueles que já te conhecem, você está fazendo a coisa de forma errada. Esse botãozinho é uma boa ferramenta de aproximação com o público que interage com seu perfil, e só!

Agora, se seu objetivo é impactar novas pessoas e divulgar seus conteúdos, então, senta que lá vem textão.

1 – Você se conhece tão bem assim?

O primeiro ponto fundamental para o sucesso dos seus anúncios é o seu grau de comprometimento com sua marca. E não estamos falando em levantar cedo e dormir tarde.

A ideia aqui é:

  • Qual o valor que você agregará à vida dos consumidores com seu negócio?
  • Qual é o seu objetivo enquanto empreendedor?
  • Qual é a memória emocional que você pretende deixar para seus clientes todas as vezes que eles celebraram uma compra com você?
  • A forma com que você se apresenta ao público está em acordo com seu Branding? (Se não sabe o que é Branding, recomendo que comece a pesquisar sobre o assunto)

2 – Quem são as personas do seu negócio?

A persona é um representante fictício que você cria para representar um indivíduo com características específicas dentro do seu público-alvo. É uma análise pontual de comportamento.

Por exemplo: O nome da minha persona é Danilo. Ele é um empreendedor de 27 anos, tem formação em Administração. É solteiro e tem um filho. Gosta de rock e blues. Ama viajar e curte carros antigos.

Se você quer uma dica, invista tempo, muito tempo nesta etapa. Esse é o “core” da sua estratégia de Marketing Digital. Uma dica: um serviço ou produto pode ter uma ou mais personas.

3 – Você entra nas redes sociais para comprar algo? Eu não!

A oferta de produtos ou serviços nas redes sociais deve ocorrer de forma sutil, porém objetiva. É tedioso um perfil abarrotado de posts de promoções e vendas. Já pensou em postar uma bela foto do seu produto sendo usado por um cliente ou mesmo estimulá-lo a fazer essa foto e marcar o seu @?

Lembre-se, nas redes sociais, seu maior concorrente são todas as pessoas que atraem a atenção do seu potencial cliente, então seja autêntico e criativo em seus anúncios.

Embalagens, produtos ou espaços “instagramáveis” são uma boa estratégia para conquistar mídia espontânea.

4 – A sua imagem é o seu cartão de visitas

No Marketing Digital não há espaço para erros primários. Fotos de baixa qualidade ou distorcidas estão no passado.

Sei que ensaios fotográficos estão longe da realidade da maioria de nós empreendedores. Contudo, graças à democratização da tecnologia, temos alternativas para fazer bons registros. Hoje qualquer celular é capaz de tirar fotos decentes e com qualidade mais que suficiente para uma publicação de sucesso.

Há também a possibilidade de utilizar fotos de banco de imagens, já que existe uma infinidade de sites que oferecem esse serviço gratuitamente. Recomendo o freepik, basta ter uma conta no Google. Sobre erros ortográficos não há o que comentar. Existe o site VOLP, nele é possível buscar a ortografia correta de palavras. Para textos em geral, utilize o Ortografa.

5 – Mostre para mundo quem você é

Agora que você já tem noção da importância de se posicionar enquanto marca, quem são as personas dos seus produtos, sabe também sobre boas práticas e qualidade dos conteúdos postados em rede sociais, é hora de enviar para o universo seus anúncios.

A partir desse conjunto de informações, você será capaz de elaborar campanhas assertivas e de melhorar significativamente suas conversões.

Luciano Santana é graduado em TI, possui formação em Marketing Digital, certificação em Google Ads pelo Expert Digital. É webdesigner certificado pelo Senac. Atualmente, trabalha como analista de Search e Marketing Digital na DALMASS. Já executou projetos de Marketing e TI para empresas como Direito 24H, Media Business e profissionais do Excelenze Espaço Médico, além de especialistas em Marketing Esportivo como Kátyna Baía.