Age of Empires: Definitive Edition é nostalgia com velocidade moderna
Escondido no stand da Xbox, jogadores interessados em uma experiência mais estratégica podiam testar Age of…
Escondido no stand da Xbox, jogadores interessados em uma experiência mais estratégica podiam testar Age of Empires: Definitive Edition durante a Brasil Game Show (BGS) em São Paulo. A demonstração colocava o jogador controlando os gregos em um mapa já na última era e cheio de soldados.
Mesmo assim, a demonstração era livre: o jogador podia gastar o seu tempo criando unidades ou explorando o mapa assim como partindo pra cima das várias facções inimigas espalhadas pelo cenário.
Em primeiro lugar, cabe dizer que o trailer previamente divulgado de Definitive Edition não faz jus aos gráficos da build testada em São Paulo. O game está muito bonito, com animações, efeitos e unidades fluidas e detalhadas.
Para todos que já apreciavam a versão bastante pixelizada e em baixa resolução dos anos 1990, jogar Age reconstruído com gráficos de ponta é uma experiência e tanto e com certeza é de encher os olhos.
A jogabilidade permanece a mesma, mas a IA do jogo melhorou visivelmente. Mesmo durante a breve demonstração foi possível confiar que suas tropas e aldeões cumpririam as ordens sem serem interrompidos por distrações.
Um dos problemas permanece, porém. Assim que a batalha começa, as unidades tendem a se dispersar e colocá-las em formação requer alguns bons cliques.
De qualquer forma, a jogabilidade clássica mostra que envelheceu muito bem, obrigado, e que equipada com novos gráficos e compatibilidade com sistemas modernos possui muito mais fôlego do que apenas se alimentar da nostalgia dos fãs.
Com os retoques, Age pode ficar até mais interessante que seu relançamento anterior, Age of Empires II HD, que não fez modificações tão profundas quanto este remake.
Fica também a curiosidade para ver o que Age of Empires IV, até agora apenas anunciado, nos reserva. Porém, folgo em dizer que até o lançamento de Age 4, esta versão definitiva do primeiro jogo tem muito a oferecer tanto para fãs quanto novatos e mal posso esperar para por as mãos no jogo completo.
*O repórter viajou à convite da Team One E-Sports.