Negócios

Aplicativo permite contratar professores particulares

Bons professores particulares, especialmente para reforço escolar, acabam sendo um negócio de boca-a-boca: você conhece…

Bons professores particulares, especialmente para reforço escolar, acabam sendo um negócio de boca-a-boca: você conhece alguém que ouvir falar por outro que tem um número tal de um professor de Física que, ouviu fizer, é muito bom.

Aí que entra o aplicativo Colmeia, desenvolvido por uma equipe de sócios em Brasília. A proposta é não apenas a de facilitar o encontro de professores para a disciplina que você precisa, mas também a de procedência.

Pelo aplicativo é possível ver o currículo do professor e, sempre após a aula, os alunos podem avaliá-lo, mantendo só os professores bem avaliados na plataforma. Funciona de uma forma parecida com o Uber, inclusive pelo fato de que o professor pode ativar e desativar o seu perfil quando quiser para quando estiver disponível para dar aulas.

“O aluno baixa o aplicativo ou entra no nosso site, coloca qual bairro e a matéria que quer ser atendido, por exemplo, Matemática – Setor Marista; aí vai aparecer para ele uma lista dos professores que ensinam Matemática e que atendem esse bairro e aí ele escolhe”, explica Tiago Lenza, um dos criadores do Colmeia,  “Se aparecer na lista, significa que o professor está ativo e não é necessário confirmar a aula. O aluno cadastra o cartão de crédito e o professor vai no dia e horário marcado, finalizando a aula no seu aplicativo depois. E aí o aluno avalia a aula. É mais ou menos o mesmo modelo do Uber”.

Lenza e os outros três sócios tiveram a ideia para o programa baseados na sua experiência pessoal. Quando cursavam a graduação, alguns deles trabalharam dando aulas de reforço. “Essa demanda surgiu porque na faculdade alguns de nós dávamos aulas particulares e o mercado de aula particular era muito informal. Você acaba contratando um professor, mas não sabe a procedência dele e às vezes o professor é despreparado, você não sabe se ele realmente é bom”, explica Lenza.

O aplicativo foi lançado no início de 2017 em Brasília e agora começa seus planos de expansão por Goiânia e depois deve seguir para São Paulo. “Crescemos muito neste ano”, disse Tiago, “Já temos mais de 100 professores em Brasília e em Goiânia já estamos com mais de 20”.

O Colmeia chegou em Goiânia com um formato, o de reforço escolar, que conta com professores de todas as disciplinas obrigatórias do Ensino Fundamental e Médio. “A maior procura é Matemática, Português e Física. Redação está junto com Português, mas temos professores especializados em redação e que já deixam claro isso nos currículos deles”, conta o criador. A hora aula custa R$ 49,90.

Em Brasília, além do reforço, o Colmeia já tem outros dois formatos: professores de idiomas e professores de música, ambos com hora aula de R$ 69,90. “Decidimos começar em Goiânia apenas com o reforço escolar, mas devemos introduzir a categoria de idiomas em breve”, promete Tiago.

Além de ser atraente para alunos em idade escolar, a plataforma também é uma boa para graduandos que recém ingressaram na universidade. Baseados na própria experiência, os sócios focam em professores jovens: ”

A gente gosta de trabalhar com professores que estão cursando a graduação, que acabaram de passar pelo Enem e pelo vestibular e que estão com as disciplinas e o conteúdo bem fresco na cabeça”, disse Tiago, que além disso percebeu que o aluno não se dá muito bem com a linguagem de um professor mais velho. “Percebemos que a comunicação com o professor mais jovem facilita o aprendizado do aluno. Às vezes ele não tem dificuldade com a matéria, ele tem dificuldade em entender um professor que tem o triplo da idade dele”, finaliza.

O Colmeia já está funcionando em Goiânia.