Apple deve lançar atualização que fala sobre estado da bateria
Depois de ser acusada de obsolescência programada, fabricante vai fazer algumas alterações
Clientes Apple de Israel, França e EUA estão processando a empresa por supostamente estar diminuindo a velocidade e a potência de iPhones ultrapassados com o intuito de “obrigar” o consumidor a comprar um modelo mais recente.
Depois de alguns dias de polêmica, a empresa veio a público e negou as acusações de obsolescência programada. Segundo a Apple, as baterias estão perdendo rendimento devido à idade dos aparelhos e ao consumo crescente conforme os softwares são atualizados, diminuindo significativamente a autonomia.
Para rebater as críticas, a Apple vai tomar duas medidas. Uma é que nos EUA e nos mercados com lojas Apple a troca de bateria ficará muito mais barata. Nos EUA, por exemplo, trocar a sua bateria antiga por uma nova custava US$ 75 e agora será US$ 29.
A outra medida, mais significativa para todos os usuários, é que em janeiro o iOS deve receber uma atualização que vai permitir ao usuário acompanhar o desempenho e estado da sua bateria. Sendo assim, ele vai saber se ela está perdendo autonomia e o que está consumindo mais energia.