Retrospectiva 2017

As principais notícias do ano em games

Além de ter sido um dos anos mais recheados de lançamentos do ano, às vezes…

Além de ter sido um dos anos mais recheados de lançamentos do ano, às vezes com um novo jogo a cada semana, 2017 também foi um ano cheio de polêmicas e surpresas no mundo dos video games.

E isso em todos os frontes. O principal escândalo, claro, foi o de Star Wars: Battlefront II, um game aguardadíssimo e que foi destruído no lançamento após a EA transformá-lo efetivamente em uma máquina caça-níquel. A situação foi tão grave que a Bélgica considerou o game um jogo de azar e ações similares começaram a ser tomadas na França, no Reino Unido e nos EUA. Que bomba.

Sem contar que pelo segundo ano consecutivo o número de jogadoras mulheres superou o número de jogadores homens no Brasil, apesar do mercado ainda ser voltado para o público masculino que é particularmente vocal e tóxico quando se fala sobre isso.

Também foi um ano recheaaaaaado de nostalgia. O Super Nintendo voltou com uma porrada de jogos clássicos e já de cara se meteu em polêmica no Brasil. Custando módicos US$ 70 lá fora, o aparelho chegou por absurdos R$ 1000 no Brasil, sendo ignorado completamente. Quem comprou, comprou fora e trouxe pra cá. Em termos de contrabando, foi quase como na época do Super Nintendo original, lá nos idos de 1995.

E não foi só isso: Sony e Capcom relançaram vários clássicos este ano, mas três ficaram no topo. Sonic Mania ressuscitou a franquia do ouriço enquanto The Mega Man Collection nos lembrou do quanto os jogos de Mega Man eram ridiculamente difíceis e rocambolescamente apelões.

Mas nada superou Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, remake dos três jogos originais do mascote do PS1 para o PS4. O jogo foi lançado em uma das poucas épocas paradas do ano o que lhe garantiu o primeiro lugar nas listas de mais vendido por semanas! O jogo se saiu tão bem que a Sony cogitou fazer novos títulos do personagem.

E ainda ficou novidade para o ano que vem: foi anunciado o retorno de Tamagotchi, o mascote digital japonês, além de Mega Man 11,  The Mega Man X Collection e uma coleção de 30 anos de Street Fighter com versões remasterizadas dos principais jogos da franquia.

Outra novidade de 2018 é a série da Netflix de The Witcher. A produção foi confirmada este ano e ainda segue sem elenco divulgado, mas o serviço de streaming está concentrado em ter o seu próprio Game of Thrones baseado em Geralt de Rívia e seus amigos.

E, por fim, foi o ano de ouro dos e-sports até agora. Consagrados times brasileiros de futebol decidiram entrar no cenário competitivo de League of Legends: o Flamengo vai montar o seu time do zero e o Corinthians fez parceria com a já consagrada Red Canids para a temporada de 2018.

Já a própria temporada de 2017 foi incrível, com muitas conquistas brasileiras e goianas. O principal destaque fica com a Team One, fundada em Goiânia com foco em CS que, além de acumular várias premiações em Counter-Strike este ano, ainda levou pra casa o Campeonato Brasileiro de League of Legends logo no seu ano de estreia.

Também tivemos brasileiros vencendo campeonatos internacionais de Hearthstone e de Clash Royale. E mesmo no cenário internacional tivemos algumas surpresas como a vitória histórica da Liquid na final do mundial de Dota 2, pela primeira vez conseguindo um placar perfeito de 3×0.

Enfim, foi um ano tão agitado e lucrativo, que e-sports podem até mesmo virar uma modalidade olímpica! E que 2018 traga muita coisa boa!