Espaço, a fronteira final

Astronautas de Marte podem usar VR para matar saudade

Antes matar a saudade do que todos à bordo da missão

Já se tornou um clichê de filme de terror espacial: em algum momento, o isolamento faz o recruta John surtar e matar todo mundo na nave/estação espacial/planeta usando apenas suas mãos ou algo muito próximo disso.

Como evitar que os astronautas na missão à Marte enlouqueçam no caminho? Esta é uma das questões que mais está perturbando a Nasa, que já está conduzindo diversos testes de isolamento aqui na Terra com voluntários.

Um bom remédio pode estar na realidade virtual. Segundo a Business Wire, a Nasa está desenvolvendo um sistema de VR e AR (realidade aumentada) para “combater a monotonia social” do espaço sideral.

Porém, a ideia inicial do conteúdo desta VR ainda é meio canhestras. Em 2001 – Uma Odisseia nos Epaço, Dave e os outros astronautas ficam motivados assistindo literalemente a vídeos motivacionais e de propaganda nacional no espaço.

A proposta é quase isso: mensagens imersivas e interativas que ressaltem os lados incríveis e positivos da jornada, uma espécie de “aguente firme” a milhares de quilômetros da Terra.

Porém, o projeto ainda está em fases iniciais e muita coisa pode mudar daqui pra lá.