Asus vai lançar Zenfone AR no Brasil
Na manhã deste sábado (25) à bordo do MSC Preziosa, a Asus anunciou mais uma…
Na manhã deste sábado (25) à bordo do MSC Preziosa, a Asus anunciou mais uma novidade para o mercado brasileiro: o Zenfone AR será lançado por aqui. A notícia pegou muitos de surpresa: considerado um produto experimental e extremamente de nicho, não era esperado que o modelo fosse dar as caras no Brasil.
Este fato não escapa à Marcel Campos, diretor de marketing da Asus: “este é um projeto de posicionamento de mercado. É para mostrar do que somos capazes de fazer”.
Ainda em desenvolvimento, a fabricante trouxe dois protótipos para o palco do navio e permitiu que a imprensa experimentasse uma demonstração. Eu tive a chance de jogar um breve jogo em realidade virtual 3D usando o aparelho e ele aguentou tranquilamente o tranco, pelo menos na demo.
Era um jogo simples: usando um óculos Google e joystich, o jogador podia fazer uma mistura de poções para Animais Fantásticos e Onde Habitam. A taiwanesa também demonstrou três aplicativos de AR no palco: um para experimentar roupas da marca Gap, um para posicionar móveis da Wayfair e um joguinho que mapeia o cômodo.
Durante toda a demonstração, o Zenfone AR não engasgou. Anunciado originalmente na CES em janeiro, ele é um aparelho robusto e experimental: são 8 GB de RAM, mais do que é usado em diversos PCs no mercado.
Ele possui três câmeras na parte traseira com potência de 23 MP. As duas lentes extras são usadas para rastrear movimento e detectar objetos na imagem e a última é para conferir profundidade de campo. Dessa forma, o aparelho será capaz de mapear o ambiente, se tornando ideal para aplicativos de AR e VR.
Para tanto, o Zenfone AR está sendo desenvolvido ao mesmo tempo que dois softwares Google: o Tango, para realidade aumentada, e o Daydream, para realidade virtual. O aparelho será o primeiro a chegar ao mercado com os dois softwares juntos.
Ele terá tela AMOLED de 5,7″ (cerca de 79% do corpo do aparelho) com resolução 2560×1440 em full HD. Tudo isto será processador por um Snapdragon 821, um dos primeiros aparelhos a usar o mais recente chipset da Qualcomm.
Outra novidade é que o modelo terá um sistema exclusivo de refrigeração chamado Vapor Cooling: um sistema que usa gás para evitar que o produto super-aqueça.
Se você se interessou, é bom preparar o bolso. Embora o Zenfone AR não tenha recebido preço, Campos já informou que o produto será de luxo e de nicho, o que significa que custará bem caro.
Já quanto à data de lançamento, ainda não há um dia certo, mas uma previsão: ele deve chegar ao Brasil até o final de junho. Por fim, ele será o primeiro aparelho da marca a vir com o Android N. Maiores informações devem ser divulgadas futuramente.