Bélgica considera microtransações de Star Wars: Battlefront II como jogo de azar
Governo agora vai tomar as providências cabíveis junto à União Europeia para proibir a venda e distribuição do jogo
O governo da Bélgica decidiu que as microtransações e o sistema de recompensas aleatórias de Star Wars: Battlefront II configuram apostas e jogo de azar e o jogo será banido do país.
O ministro da Justiça belga, Koen Keens, decidiu que o bagunçado sistema de progressão multiplayer do jogo mistura “dinheiro real com vício, enredando jogo de azar com o video game, o que é perigoso para a mente dos jogadores, especialmente para os mais jovens”. Vale lembrar que o jogo tem uma classificação etária de 14 anos na Europa.
Além de proibir o game no país, o governo belga deve levar a questão ao Parlamento Europeu, o que pode levar a uma proibição em toda a Europa. Este é só mais um prego no caixão do jogo que passou as duas últimas semanas sendo massacrado pela comunidade e por críticos por seus sistema de progressão ser considerado ganancioso.
Outros políticos já entraram nessa também: um deputado dos EUA e um senador da França ambos já entraram em contato com agências locais de regulamento para avaliar se as práticas de Battlefront II são consideradas “predatórias” e como jogos de azar.
A agitação foi tanta que o a EA Games recuou e o jogo foi lançado sem nenhuma compra in-game com dinheiro real. Mesmo assim, a empresa foi censurada publicamente pela Lucasfilm, detentora dos direitos de Star Wars, e as ações da empresa chegaram a cair 7% até agora.
A polêmica é que Battlefront II possui um sistema de progressão multiplayer que tranca o jogador fora de partidas por certos períodos de tempo caso ele não tenha créditos e também possui um sistema de recompensas aleatório baseado em pacotes, as infames “loot boxes”.
Até antes do lançamento, os jogadores eram encorajados a comprar caixas com dinheiro real, mesmo com os resultados sendo aleatórios, o que vem chamando a atenção de órgãos reguladores pelo mundo.