Comissão do Reino Unido decidiu que caixas de loot não são jogos de azar
A Comissão de Jogos de Azar do Reino Unido decidiu que as caixas de loot…
A Comissão de Jogos de Azar do Reino Unido decidiu que as caixas de loot ou recompensa presentes em jogos como Overwatch, Star Wars: Battlefront 2 e muitos outros não configuram jogos de azar, ao contrário do que determinou o governo da Bélgica.
A comissão divulgou uma nota em seu blog dizendo que as caixas não configuram jogos de azar e que não se enquadram nas leis britânicas de jogos de azar e portanto não podem ser reguladas pelo órgão.
“O fator decisivo é determinar se um item obtido in-game pode ser considerado dinheiro ou tendo valor em dinheiro”, escreve a nota, assinada pelo diretor do órgão, Tim Miller.
Para ele, como os itens de um jogo estão reclusos ao jogo e não há recompensas em dinheiro, eles não configuram apostas ou jogo de azar. Mesmo assim, a comissão se mostrou preocupada com a proliferação da prática.
“Estamos preocupados com o fato de que a fronteira entre jogos de video game e jogos de azar está cada vez mais borrada”, escreveu Miller, “Quando um produto, mesmo não sendo classificado como jogo de azar, tem potencial para ser prejudicial à crianças, é natural que os pais esperem proteções e barreiras adequadas postas no lugar pelos fabricantes destes produtos”.
Ou seja, Miller e a comissão ecoaram a opinião popular de que os estúdios e publicadoras, especialmente dos chamados jogos “freemium”, que dominam o cenário de jogos para celulares como Clash of Clans, Candy Crush Saga e Angry Birds, sejam claros em suas compras in-app e coloquem barreiras que não permitam que crianças gastem dinheiro real sem saber nestes jogos.