Video games

Comitê Olímpico de Paris vai considerar e-sports para os jogos de 2024

Membros do comitê irão se reunir com representantes de e-sports para compreender melhor o cenário

Parece que os e-sports passaram a ter chances reais de se tornarem uma modalidade olímpica. O co-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Tony Estanguet, contou à AP que o comitê irá se reunir com representantes dos esportes eletrônicos “para entender melhor o que é este processo e porque é um sucesso tão grande”.

Segundo Estanguet, é papel do comitê não ignorar os e-sports se as pessoas querem que eles avaliem a possibilidade: “Não podemos dizer ‘não é com a gente, não tem a ver com as Olimpíadas’. Os jovens estão sim interessados em e-sports. Então nós vamos olhar. Vamos conhecê-los. Vamos tentar construir pontes”.

Algumas destas pontes já estão quase prontas: no Rio de Janeiro houveram competições de SmiteSuper Smash Bros, mas só de brincadeira. De lá pra cá, os Jogos Asiáticos já oficializaram a inclusão de e-sports valendo medalhas a partir de 2022.

Como as Olimpíadas de Tóquio estão próximas, o comitê vai avaliar a inclusão dos jogos digitais pra a competição de Paris, em 2024. Ou seja, ainda há muito tempo para avaliar a questão e muito tempo para o cenário competitivo crescer mais.