E-sports

Comitê Olímpico diz que e-sports podem ser uma categoria olímpica

Porém, o comitê exige que a modalidade cumpra uma série de demandas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se manifestou pela primeira vez sobre o pedido de que os e-sports se tornem uma modalidade olímpica para os jogos de 2024.

O Movimento Olímpico declarou que os e-sports podem ser considerados um esporte e um jogo olímpico se cumprirem certas exigências. Primeiramente é importante que todos os e-sports não rompam com valores éticos olímpicos e que uma organização fiscalize os regulamentos do Movimento Olímpico como anti-doping, apostas, etc).

O COI deve se aprofundar mais nas considerações, mas disse que preliminarmente estão favoráveis já que para se tornar um e-atleta é necessário o mesmo tempo de preparação e dedicação que um atleta convencional, com dezenas de horas semanais de investimento e desgaste físico e mental.

De modo geral, o COI ainda está um pouco reticente devido à pouca formalidade da categoria e exige mais organização e regulamentos para que os e-sports passem, aos seus olhos, de um hobby ou competição amadora para um patamar mais alto mesmo já sendo um negócio milionário.