Detroit: Become Human tem muito potencial
Novo jogo da Quantic Dream é muito bonito e envolvente, mas ainda guarda muitas cartas na manga
Pela primeira vez na Brasil Game Show (BGS), em São Paulo, foi possível jogar Detroit: Become Human, novo grande game da Quantic Dream. Exclusivo para PS4, o demo impressionou e decepcionou em alguns pontos.
Decepção porque o demo era o mesmo apresentado em vídeos da E3 e de outros eventos: do androide Connor tentando impedir que outro androide, Daniel, matasse uma menininha.
Impressionante porque jogar a cena e ver o jogo em primeira mão traz uma sensação muito diferente. Especialmente pelos gráficos. Detroit é facilmente um dos jogos mais foto-realistas e visualmente inspirados que eu vi recentemente.
O que ajuda nisso é que há um fator cinematográfico e noir permeando todo o game: sua câmera e seus ângulos se aproxima do cinema e fogem do convencional, tirando mais vantagem de enquadramentos do que ser apenas uma ferramenta de visão para o jogador.
Na build em questão, isso às vezes era um problema, porém: dependendo de para onde Connor ia, a câmera podia fechar ou abrir, cortando informações importantes da tela. Provavelmente, este problema não deve estar presente no produto final.
A jogabilidade lembrou muito uma versão melhorada de LA Noire, com grande foco em investigação de pistas e reconstrução de cenários. Como a demo deixa claro: sem as informações corretas e a atitude certa, o jogador-detetive é incapaz de salvar a refém.Havia especulação de que a a build da demo só tinha um final, mas durante o teste isto se provou falso: dos quatro jogadores ao meu lado, totalizando cinco, nós conseguimos obter, sem interferir um no jogo do outro, três finais.
A Quantic Dream teve seus fãs e detratores desde o PS2, mas tudo indica que Detroit: Become Human tem grande potencial para se tornar a primeira unanimidade do estúdio. A experiência foi envolvente e divertida. A mecânica de detetive do game era fácil, mas ao mesmo tempo não era mastigada, tanto que jogadores diferentes conseguiram informações diferentes, cada um deixando algo passar ou não.
Detroit: Become Human é exclusivo para PS4 e deve sair em 2018, mas ainda não possui data de lançamento.
* O repórter viajou à convite da Team One E-Sports