Drone resgata dois adolescentes na costa da Austrália
Nova tecnologia salva-vidas permitiu que os jovens conseguissem nadar até a praia
Os salva-vidas da Austrália estão testando um drone chamado Little Ripper para ser usado em resgates de banhistas. E ainda bem que estão, pois o robozinho já foi usado para salvar dois adolescentes em Lennox Head.
Seguno o Quartz, os dois haviam sido carregados pela corrente e estavam a 700 metros da praia e enfrentando ondas altas e três metros de profundidade.
Usando o drone, os salva-vidas conseguiram localizar os jovens e ejetar um dispositivo que infla automaticamente ao tocar na água. Assim, os dois conseguiram se manter emersos puderam nadar até a praia e se salvar.
Ao jornal, o chefe dos salva-vidas, Jai Sheridan, contou que todo o processo foi muito rápido: “Eu consegui lançar o drone, voar até o local e ejetar o dispositivo em menos de dois minutos”. Segundo a publicação, um resgate a nado ou com veículo levaria em média seis minutos, tempo de sobra para que os garotos se afogassem ou fossem arrastados para uma distância maior.
O aparelho em testes também é capaz de ser usado pelos salva-vidas para fazer outro tipos de resgate, podendo ser equipado com desfibriladores, repelentes eletromagnéticos de tubarão e kits variados de sobrevivência.