Meio Ambiente

Galaxy Note 7: recall pode ter grande impacto ambiental

A Samsung parou de fabricar o Galaxy Note 7 e vai recolher todos os aparelhos…

A Samsung parou de fabricar o Galaxy Note 7 e vai recolher todos os aparelhos em circulação. São 2.5 milhões de celulares indo para o lixo. Segundo a Motherboard, a Samsung terá que lidar com todos estes resíduos para evitar um grande impacto ambiental devido ao volume de lixo tecnológico.

 

Segundo a matéria, embora muitos elementos possam ser reciclados dos aparelhos, os mais valiosos, que são metais raros como cobalto e índio, não serão reciclados, não podem ser aproveitados, gerando grande desperdício.

 

Além disso, especialistas na matéria ressaltaram que tudo isso foi causado porque os celulares não possuem mais baterias removíveis como uma escolha de design: pode ser mais bonito, mas é muito menos prático e ecologicamente correto. O raciocínio é: se os usuários pudessem simplesmente remover a bateria, só iam precisar de baterias novas ao invés de jogar todo o aparelho fora.

 

Nos EUA, a Samsung já começou a dar desconto de US$ 100 para quem devolver o celular na troca por outro aparelho Samsung. Caso o comprador decida migrar de marca, o desconto cai para US$ 25 dólares.