Gamificação no BBB: 05 motivos para assistir ao reality
Comportamento
A cada semana, a equipe que produz o Big Brother Brasil surpreende o público com novidades para movimentar o jogo e, claro, atrair a atenção dos telespectadores.
Nas redes sociais, não faltam assuntos a respeito da casa. A todo momento são memes, desafios, repercussões sobre o programa em tempo real, discussões entre os fãs dos participantes. Tudo isso alimenta a audiência fora do BBB.
Para entender como o Big Brother está associado ao conceito de Gamificação – que basicamente é utilizar mecânicas e elementos de jogos em ambientes comuns, como numa casa, na escola, no trabalho -, conversamos com uma especialista no assunto, Nayra Karine, para mostrar como são utilizadas estratégias que mantêm as pessoas ligadas ao reality.
Nayra é autora de livro sobre gamificação, consultora de empresas e professora. Ela apontou 05 motivos para assistir ao programa. Confira!
01 – Analisar o comportamento dos jogadores
É possível identificar quatro tipos de perfis:
- Achievers (conquistadores)
- Socializers (socializadores)
- Killers (assassinos)
- Explorers (exploradores)
Ao observar os participantes, é possível perceber como eles reagem aos estímulos do jogo, de acordo com o tipo de perfil.
Já identificou os jogadores do BBB21 aos perfis acima?
02 – Descobrir elementos surpresas
Os elementos surpresas aparecem para dar um dinamizada no game e fazer um game change.
Por exemplo: o Big Phone é um elemento surpresa, pois ele surge sem que os jogadores saibam o dia e o horário.
O que faz com os jogadores fiquem atentos ao jogo, porque sabem que a qualquer momento o Big Phone pode tocar e trazer uma grande oportunidade.
03 – Compreender a dinâmica das provas
As provas do jogo são verdadeiros laboratórios para quem usa a gamificação.
Por meio dessas provas é possível ter ideias de como criar mecânicas de jogo e adaptá-las para a sua realidade.
04) Vivenciar batalhas de curta duração
As batalhas de curta duração surgem também para dinamizar o jogo. Como é o caos do Jogo da Discórdia, e os demais jogos que surgem de acordo com o objetivo da semana para garantir o engajamento do jogo e da audiência do programa.
05) Aprender com falhas e acertos
É possível aprender com as falhas e acertos que acontecem durante o jogo para extrair insights de novos games personalizados para a realidade de cada segmento.
Então, se você gosta de jogos, trabalha na área de games ou quer aplicar a gamificação em algum projeto, é aconselhável assistir ao BBB para aprender a gamification na prática e aplicada a um contexto real.