Eu me lembro perfeitamente: na época do TCC, se acostumar com as regras da ABNT foi fácil, mas alguns detalhes eram difíceis de absorver, como algumas regras de citação, tamanhos diferentes de fonte e coisas assim. A pior parte foi no final: a monografia devia ter o número das páginas embaixo, mas as primerias páginas não podiam ter.
Minha saída foi colocar quadradinhos brancos se bordas dentro do Word por cima do número. Outros amigos foram mais extremos: um imprimiu primeiro as páginas sem número, depois numerou o resto e imprimiu separado. Outro foi mais analógico: passou corretivo branco por cima dos números impressos.
Finalmente, passar raiva com formatação pode se tornar coisa do passado: o Google Docs deve introduzir ferramentas para facilitar a formatação de documentos na hora com uma interface mais simples. Embora já existam sites e aplicativos que formatam documentos, muitos ainda estão longe do ideial e são pouco intuitivos. A diferença é que a proposta do Google é mais simples, dinâmica e em tempo real.
Nos EUA, a nova ferramenta já irá começar a funcionar adotando três formatos acadêmicos usados por lá. Porém, ainda não há previsão de quando e se a ferramenta será lançada por aqui usando as regras da ABNT.