Google ensinou IA a desenhar
Dois programadores conseguiram ensinar uma rede neural básica a fazer desenhos simples sozinha
As máquinas estão vindo para tomar seu devido lugar como nossos mestres – mas primeira elas vão fazer uns rabiscos. Dois programadores do Google conseguiram ensinar uma rede neural básica a fazer os próprios desenhos usando uma versão modificada do aplicativo Quick, Draw!.
O app pede que o usuário desenhe objetos o mais rápido possível e então tenta adivinhar o desenho. Segundo o Google e o Venture Beat, os pesquisadores fizeram os desenhos e o computador aprendeu, conseguindo reproduzi-los com fidelidade depois.
A rede passou então a associar cada desenho com seu devido objeto. São 75 tipos de itens espalhadas em mais de 70 mil objetos diferentes. A IA também aprendeu os movimentos: como usar a caneta, o tempo necessário, as curvas, quando pousar e erguer a caneta e assim por diante. São informações que para o cérebro humano são naturais e instintivas, mas não para uma máquina.
A máquina acabou por realmente aprender: a prova veio com o desafio de desenhar um porco. Os cientistas desenharam vários porcos com pelo menos um fator drasticamente errado, como um porco caolho ou com dez pernas. Todas as vezes a máquina desenhou um porco corretamente, o que significa que estava usando o que aprendeu, e não recorrendo à imagens no seu banco de dados e simplesmente reproduzindo-as.