IA da Microsoft quebrou o recorde mundial de Ms. Pacman
Computador conseguiu a pontuação mais alta possível, superando o recorde humano com facilidade
Recordes existem por um motivo: servem para mostrar um alto nível de proficiência de alguém em alguma coisa, desde esportes até sei lá, quem come mais canjica em menos tempo no arraial do bairro. Por isso quando uma máquina quebra estes feitos sem o menor esforço, a reação correta é ficar ligeiramente preocupado.
Foi o que aconteceu na última quarta-feira (14): uma inteligência artificial criada pela Microsoft, passando por diversos testes de aprendizado, quebrou, fácil, o recorde mundial de Ms. Pacman, jogo clássico de fliperama dos anos 1980 e considerado um dos mais difíceis.
Segundo o Sploid, o computador bateu o recorde mundial de Adner Ashman de 266.360 pontos para fazer 999.990 pontos, o máximo computável pelo fliperama.
Porém, vale ressaltar que a IA possui em si algumas vantagens sobre seus concorrentes humanos: ela não precisa comer, ir ao banheiro ou dormir, e nem sofre fisicamente por ter que ficar em pé manejando controles e vendo luzes piscando.
Além disso, ela usou, naturalmente, seus recursos de aprendizado para mapear e memorizar cada ponto no labirinto e suas variedades como trajetórias, power ups e velocidade. A partir daí, era um jogo de cartas marcadas no qual o computador da Microsoft conhecia cada movimento do fliperama antes mesmo dele ser executado.
Claro, ainda não é nada nível Skynet, mas construir um bunker e estocar água nunca deixa de ser uma boa ideia.