IA já consegue identificar sarcasmo na internet
Pesquisadores de Israel criaram um computador específico para captar ironia
A habilidade de captar ironia não é inata e muita gente parece incapaz dela. Vão pro túmulo sem saber quando alguém está falando sério ou fazendo um comentário maldoso. Na internet, como a maior parte da comunicação é puramente textual, isto fica mais difícil e mal-entendidos são frequentes.
Este é um dos motivos pelos quais a inteligência artificial sofre na internet: os computadores, por não terem a capacidade interpretativa das pessoas, não conseguem inferir sentido de várias frases, ainda mais se forem cheias de gíria e sem pontuação. Mas isto está pra mudar.
Segundo o Update or Die, pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram uma IA especializada em identificar sarcasmo com um algoritmo específico para esta missão.
O sistema foi batizado de Semi-superviser Algorithm for Sarcasm Identification, ou SASI para os íntimos. A ideia é expandir o sistema para que ele possa interpretar mais figuras de linguagem, tornando-o um robô menos literal.
Ele ainda está passando pela sua primeira fase de testes. Os pesquisadores separaram tuítes com a tag #sarcasmo, removeram a tag, naturalmente, e deram para o computador interpretar. No fim, o SASI conseguiu entender a ironia em 85% dos casos. Melhor que muita gente.