Cinema

IMDb cria marcação para filmes feministas

Para ganhar classificação "F", longa precisa atingir certos critérios determinados pelo site

O popular banco de dados cinematográfico IMDb criou uma ferramenta permanente interessante para celebrar o Dia da Mulher. Se trata da classificação “F”, dada a filmes considerados feministas.

Para um filme conseguir o F, ele precisa ser dirigido ou escrito por uma mulher, ou senão ter um número de mulheres significativo em seus papéis principais. A nova classificação acaba de chegar ao site, mas não é tão recente: ela foi criada em 2014 pela cineasta Holli Tarquini durante o festival de cinema de Bath.

Desde então, a classificação já foi adotada por 40 cinemas do Reino Unido e agora ganha à internet. Segundo a BBC, 21.800 filmes do IMDb receberam a classificação F.

A classificação é inspirada no Teste Bechdel, mas como se pode ver, com regras um pouco diferentes. Para um filme passar no Bechdel, é necessário que um filme tenha um diálogo entre duas mulheres por mais de 60 segundos e que o assunto não envolva um homem.

Já o F é um pouco mais flexível. Filmes que não passam em um, passam em outro. Por exemplo, O Senhor dos Anéis não possui nenhum diálogo entre duas mulheres, mas possui alguns papéis femininos de destaque. O mesmo vale para Guerra ao Terror, que não possui nenhuma mulher em seu elenco, mas foi dirigido por Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar pelo longa.

Entre os raros filmes que passam nos dois, estão Frozen – Uma Aventura Congelante e o recente O Bebê de Bridget Jones.