Negócios

iPharma: aplicativo goiano para pesquisa de remédios planeja expansão

No cotidiano, especialmente para quem tem filhos pequenos, correr até a farmácia é algo comum…

No cotidiano, especialmente para quem tem filhos pequenos, correr até a farmácia é algo comum e que consome muito tempo e dinheiro. Às vezes você precisa de uma fralda G urgente e só encontra em um lugar por um preço absurdo. Às vezes precisa de um medicamento específico, mas ele não está disponível na farmácia mais próxima. É um estorvo.

Com a ideia de facilidade, economia e comodidade em mente, o empresário Maycon Ferreira e sua empresa lançaram o aplicativo iPharma em outubro do ano passado. O programa permite pesquisar e comparar preços entre drogarias além de já realizar compras via app.

“A ideia surgiu de uma necessidade pessoal. Sou pai de duas filhas e sempre tinha a necessidade de comprar fraldas, leite, medicamentos. Fiz uma pesquisa de mercado e vi que não tinha nada nesse segmento. Aí veio a ideia de criar um aplicativo que permitia mapear as drogarias próximas e permitir a compra”, explica Maycon.

Atualmente, o iPharma já foi baixado mais de 15 mil vezes e deu início a uma campanha de divulgação com a intenção de atrair mais clientes e mais drogarias. O serviço também já está disponível via website, podendo ser acessado de qualquer navegador.

Maycon conta que houve um crescimento significativo desde o lançamento: “Já temos hoje cerca de 100 drogarias cadastradas na grande Goiânia e já conseguimos atender quase toda esta região”.

E os preços variam: segundo dados do Procon Goiás de abril deste ano, entre os medicamentos de marca a variação chega a 103%. Já entre os genéricos, mais procurados, a variação passa dos 900%. Com o aplicativo, a pesquisa de preço e a compra são agilizadas, sem o cliente precisar ligar em várias drogarias.

Pra ele, um dos desafios é a desconfiança ainda muito presente entre usuários e mesmo varejistas em relação a usar o aplicativo, mas ele percebe uma aceitação cada vez maior: “É uma mudança de cultura. Todo serviço novo gera um ceticismo. Já estamos tendo muitos pedidos. O usuário percebe os benefícios da comodidade e percebe que a variação de preço é muito grande. E pras drogarias nós levamos mais vendas, o que é vantajoso também. A recepção está bacana”.

Esta resistência foi uma das motivações da criação da versão web do iPharma: “Muitos clientes gostam de ter uma experiência básica antes de instalação do aplicativo. Caso sintam-se interessados pela proposta de valor e desejem ter uma melhor usabilidade, o aplicativo se torna uma ótima opção”.

Para o resto de 2017, Maycon conta que possui grandes planos de expansão: “Vamos para Brasília, depois para o Rio de Janeiro e finalzinho do ano vamos pra São Paulo. Estamos terminando de consolidar aqui e aí vamos começar essa expansão”.