Lançamento

Jornalista goiana publica livro sobre comunicação pós-pandemia

Posicionamento profissional em redes sociais e competências de comunicação para o futuro estão entre os temas abordados na obra

Hiperpersonalização, conexão, humanização e cooperação são tendências em alta no mercado de trabalho, sobretudo, no contexto Pós-Pandemia. E todos esses conceitos são abordados no livro “Comunicação Pós-Pandemia – Estratégias e ferramentas para transformar sua comunicação e se destacar na carreira” (Editora Interativa), publicado no início de 2021 pela jornalista goiana Maraísa Lima.

“O objetivo da publicação é apresentar conhecimentos úteis e práticos para que os profissionais possam utilizar a comunicação com a finalidade de alcançar seus sonhos e objetivos no mundo Pós-Pandemia”. 

Início do projeto

A ideia do livro surgiu em 2019, no formato de um guia de comunicação para o sucesso profissional, tema que Maraísa trata em aulas, palestras e consultorias desde 2015. 

Mas, em plena Pandemia, a jornalista percebeu como a transformação digital provocou mudanças que estavam em curso há alguns anos no mercado – como a digitalização nas empresas e o ensino on-line – e o quanto isso afetou o lado profissional das pessoas. 

“Muitas se sentiram perdidas e sem orientação em relação à forma como deveriam se comunicar diante de tantos desafios. Cheguei a atender clientes, alunos e até mesmo amigos próximos que tinham muitas dúvidas e estavam com medo sobre como dar o primeiro passo para se posicionar profissionalmente”, lembra Maraísa.

Por isso, resolveu direcionar o livro para orientar profissionais liberais, gestores e funcionários de empresas públicas e privadas, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais de comunicação, sobre competências e habilidades interpessoais – as chamadas soft skills – necessárias para se dar bem na carreira Pós-Pandemia. 

Entre os assuntos abordados no livro estão: o impacto das informações excessivas no contexto da comunicação; futuro da comunicação; posicionamento profissional; uso adequado das redes sociais para fortalecer a carreira; competências fundamentais para a comunicação assertiva; Storytelling; Neurociência e oratória; e como líderes devem ser comunicar para obter sucesso profissional.

Conteúdo transmídia 

Como bônus para os leitores, e para estimular um aprofundamento de alguns assuntos abordados, a autora combina a experiência da leitura do livro físico com um e-book criado a partir de entrevistas com 12 profissionais de referência em comunicação. 

No capítulo 08, o leitor é incentivado a baixar o conteúdo fazendo a leitura de um QR code ou acessando um link. O e-book aborda temas como humildade, flexibilidade e resiliência, escuta e empatia, assertividade, confiança e credibilidade, expressividade, linguagem verbal e não verbal, escrita e eficaz e língua portuguesa, conexões pessoais e profissionais, e posicionamento profissional.

Sobre a autora 

Maraísa Lima é jornalista (UFG) com mais de 14 anos de experiência em comunicação. É especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais e possui MBA em Marketing e Inteligência Competitiva. Há um ano e sete meses, escreve semanalmente para o Mais Goiás, um dos maiores portais de notícias do Estado de Goiás.

Cursou uma Formação em Comunicação e Neurociência pela ESPM. Foi editora de texto na TV Record por 6 anos. Acumula cerca de 7 anos de experiência em Marketing Educacional. De 2012 a 2016, atuou como gestora de comunicação em Instituição de Ensino Superior presente em todo País, na qual fundou e consolidou o Departamento de Comunicação e a área de Assessoria de Imprensa.

Há cinco anos, coordena o MBA Assessoria de Imprensa na Comunicação Digital da UniAraguaia. Durante a pandemia inaugurou sua primeira turma de MBA on-line, o Master em Assessoria de Comunicação Digital na mesma instituição. Além disso, atua como professora, palestrante, mentora e consultora em comunicação. Possui MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional. 

Como adquirir o livro

Pelo Instagram da autora @maraisa_lima ou pelo WhatsApp. Em breve, pelo site da Amazon.