vendas

Lenovo sofre prejuízo na venda de celulares

A gigante de hardware está enfrentando dificuldades no mercado altamente competitivo dos móveis

A gigante chinesa Lenovo tomou um baque de US$ 112 milhões em perdas na sua divisão de aparelhos móveis. Segundo a Reuters, os números incluem tanto aparelhos Lenovo como Motorola. A empresa, inclusive, perdeu a liderança no mercado interno da China. As vendas caíram em 23%.

Em 2014, ela liderava na venda de tablets e celulares e agora foi ultrapassada por fabricantes locais menores, como Oppo, Vivo e Huawei. Enquanto isso, a venda de PCs permanece boa, mas estável, crescendo menos de 2% em três anos. Não é o suficiente para cobrir as perdas na parte móvel.

À Reuters, o presidente Yang Yuanqing disse que repaginou toda a equipe de celulares sob nova chefia e espera tornar os celulares um carro-chefe tão importante como os notebooks.

A Lenovo também não pretende vender a Motorola, comprada do Google por US$ 3 bilhões. De fato, o Moto Z, celular de entrada da marca lançado ano passado, foi um dos mais bem vendidos do ano. Portanto, eles devem apostar em novos modelos Moto para reconquistar as vendas.