Marketing, inovação e futurismo? #WTF* ?
Marketing, Inovação e Futurismo? #WTF*? Oi! Tá confus@*? Fica tranquil@ que meu objetivo com este…
Marketing, Inovação e Futurismo? #WTF*?
Oi! Tá confus@*? Fica tranquil@ que meu objetivo com este blog é te antenar nas tendências desse mundo digital e cheio de novidades. E claro, o primeiro post é pra te apresentar um overview* do que vai rolar por aqui!
Primeiro de tudo: Sou Alline Jajah Franco, mais conhecida como Jajah, uma curiosa de carteirinha que desde sempre curte saber desse mundo tecnológico. Minha carreira não começou bemmm nesse mundo, mas como disse o mestre Steve Jobs, fundador da Apple, “a gente liga os pontos olhando para trás”. Hoje eu entendo que tudo que aconteceu na minha trajetória me trouxe onde estou, me fez ser quem sou. Parece que esse mix de conhecimento agregou bastante nas minhas habilidades. Já parou pra pensar, da mesma forma, no seu mix? O que aprendeu até hoje?
Entrei na Universidade Federal de Goiás estudando Artes, transferi para Letras e no dia que peguei meu certificado comecei a trabalhar com marketing e cá estou! Em outro post conto mais detalhes pra vocês de tudo isso, mas vamos lá, o que vou explorar aqui:
- Marketing: está presente em nossas vidas o tempo todo! Nas buscas do Google, nos posts patrocinados que aparecem em nosso Instagram, quando andamos pelas ruas… E, segundo o “pai”do marketing, Philip Kotler, “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” Para mim, Marketing é você divulgar as melhores partes de um produto ou serviço (e até de você mesmo, no Marketing Pessoal) de uma forma original, para que o público-alvo veja “valor” no que você oferece e, em paralelo, trabalhar para aprimorar o que pode ser aprimorado, sempre pensando em trazer novidades que sejam úteis para esse determinado público, e aí vem o segundo assunto que será abordado aqui, nesse blog,
- Inovação: essa palavrinha que ficou tão comum na boca do povo é muito mais do que ter originalidade ou criatividade. É algo que, além desses dois atributos, oferece soluções significativas, muitas vezes não convencionais, desafiando o tradicional para atender necessidades não satisfeitas dos consumidores, que muitas das vezes, nem saibam que necessitam. Quem diria que iríamos usar um telefone sem teclas? Ou que uma empresa que não tem um carro na frota, valeria uma média de 100 bilhões de dólares como a Uber; ou uma rede de hotéis sem nenhum quarto teria um faturamento médio de 3bi? Sim estamos falando do Airbnb. As empresas precisam usar da inovação para se manterem no mercado! Precisam analisar as tendências, e daí vem meu terceiro tema a ser abordado por aqui, o
- Futurismo – gente, isso não é esoterismo (nada contra, mas não é!). Futurismo ou futurologia é o estudo dos futuros possíveis, prováveis e claro, preferíveis. E pra que a gente consiga esse futuro “preferível” é imprescindível investir no agora, observando o que já passou e tendo atenção no que está acontecendo para que o futuro que queremos aconteça. O futurista se baseia no futuro para tomar as melhores decisões no presente.
E cá estou eu para trazer novidades, reflexões e tendências para pensarmos e cocriarmos soluções para nossos negócios e nosso mundo. Seja bem-vind@ ao +Trends, seja bem-vind@ a um presente cheio de futuro. Mandem suas dúvidas e questionamentos sempre que quiserem!
GLOSSÁRIO
#WTF – Abreviatura para “What the fuck”, traduzido ao pé da letra seria “que p$#r@ é essa?”, termo muito comum em inglês que demonstra surpresa, espanto e dúvida sobre algo. A hashtag (#) coloquei para modernizar mesmo haha! Gente, não se incomodem com as expressões que vou usar, realmente nossa língua (e várias outras) foi invadida pelo inglês e pelo internetês. Meu dever é antenar vocês. <3
@ – a arroba tem sido comumente usada em neolinguagem como uma forma de neutralizar o gênero das palavras promovendo igualdade entre feminino e masculino. Evitando polêmicas e sendo moderna, mais uma vez. (Particularmente, acho a igualdade de gêneros muito importante, muito mais do que um “hit” é uma necessidade).
Overview – traduzindo ao pé da letra: visão global/ visão geral.