Mercado Livre faz campanha contra reajuste dos Correios
O site Mercado Livre lançou uma campanha contra o reajuste de preço dos Correios, divulgada…
O site Mercado Livre lançou uma campanha contra o reajuste de preço dos Correios, divulgada nesta semana. Pelo novos preços, o valor do frete deve subir em média 29%, podendo chegar a 51%. As mudanças passam a valer no dia 6.
Em texto divulgado no Facebook, o Mercado diz que o reajuste vai prejudicar consumidores e vendedores que usam o mercado digital para vender seus produtos e faz duras críticas aos Correios: “Ao escolher repassar os custos da sua ineficiência operacional, os Correios – líder na entrega de encomendas no e-commerce – figuram como principal responsável por prejudicar significativamente a evolução do segmento. Um retrocesso que impacta diretamente os pequenos e médios empreendedores, importante fonte geradora de empregos no Brasil”.
Segundo a nota, 110 mil famílias teriam o Mercado Livre como principal fonte de renda e que passariam agora a ter custos operacionais muito mais altos – além de uma possível queda nas vendas. Os mais prejudicados seriam os consumidores de cidades do interior e de regiões mais afastadas dos grandes centros, já que quanto mais longe, maior o frete.
Outra bizarrice que a nota critica é uma taxa adicional de R$ 3 que passará a ser cobrada de entregas feitas no Rio de Janeiro devido ao “risco”. Segundo matéria publicada pela Veja, o diretor do Mercado Livre, Leandro Soares, chamou as alterações de “antidemocráticas” e disse que o site não vai conseguir absorver todo o custo, que terá que ser repassado para seus vendedores pelo menos em parte.
Pelo Facebook, muitos internautas tomaram as dores e criticaram o site varejista por ainda usar os Correios, destacando que serviços de comércio digital deviam abandonar o serviço federal em favor de transportadoras particulares.