“Motor Impossível” funciona e viola leis da física
Motor de íons funcionou em testes feitos pela Nasa e pode revolucionar as viagens espaciais
Parece que os livros de física terão que ser reescritos: o EmDrive, motor de íons inspirado em Star Trek e que era puramente ficção-científica, funcionou perfeitamente em testes feitos pela Nasa. Os cientistas da agência espacial acabaram de publicar um artigo em que relatam que os testes empíricos do motor foram positivos.
Segundo a Forbes, o modo de funcionamento é simples: um feixe de micro-ondas é criado dentro de uma câmera cônica, produzindo movimento em direção oposta à sua base. O problema é que não há combustíbel, reação ou emissão de qualquer tipo, o que viola diretamente a Terceira Lei de Newton, a de ação e reação.
O EmDrive produz uma força baixa, mas que, no espaço, já será muito útil, já que as naves se movem no vácuo, sem atrito. A pesquisa ainda está em paços iniciais e seu maior ponto é: o motor de íons existe e funciona. Como ele funciona? Os cientistas não fazem a menor ideia.
No artigo, eles arriscam uma hipótese, mas não possui nenhuma forma de prová-la empiricamente: acredita-se que há sim uma reação, mas a nível quântico entre os íons, fazendo a máquina empurrar o vácuo.
Isso, por sua vez, entra em colisão com tudo o que se sabe até agora sobre física quântica – como a improbalidade e o princípio da incerteza.