Nasa encontra sete planetas parecidos com a Terra em estrela próxima
No sistema solar de Trappist-1, pelo menos três estão na 'zona habitável'
Uma boa notícia para quem gostaria de um dia ir onde nenhum jamais esteve. A Nasa divulgou que encontrou um sistema solar em que todos os sete planetas são parecidos com a Terra.
O sistema em questão pertence à estrela-anã Trappist-1, a 39 anos-luz da Terra. Em termos de universo, nós somos praticamente vizinhos de porta. Segundo a agência espacial dos EUA, embora todos os planetas do sistema sejam parecidos com o nosso, apenas três estão na ‘zona habitável’.
Esta zona é composta por aqueles que não estão perto do sol demais (quentes demais para ter vida) nem longe demais (congelados demais para ter vida). Para os cientistas, apenas três planetas estão em posições em que poderiam ter oceanos líquidos e outros elementos necessários para sustentar vida.
Os cientistas também já confirmaram que muito provavelmente eles possuem oxigênio em suas atmosferas, mas não confirmaram todas as outras dezenas de gases necessários para a vida.
“Responder à questão ‘estamos sozinhos’ está no topo da prioridade científica e encontrar tantos planetas como estes de uma vez é um grande passo à frente”, disse o cientista Thomas Zurbuchen em nota divulgada pela Nasa.