Nasa vai enviar sonda para lua Europa
Agência espacial quer procurar por vida nos mares de água salgada na lua de Galileu
Como Marte não está sendo muito promissor, os cientistas da Nasa estão começando a voltar sua atenção para outros corpos celestes. Segundo o Engadget e um relatório divulgado pela agência espacial, eles agora pretendem enviar uma sonda para a lua Europa.
Ela é uma das quatro luas de Júpiter e possui oceanos de água salgada que podem conter vida. Em junho do ano passado, a agência já havia formado um grupo de pesquisa para averiguar se a missão era possível. Oito meses depois, eles têm o sinal verde para enviar uma sonda para lá.
A superfície da lua é congelada, mas os cientistas acreditam que exista água em estado líquido abaixo da crosta de gelo. Além disso, a sonda deve averiguar a atmosfera, solo e outros elementos naturais da superfície da lua para descobrir se é um ambiente habitável, tanto para astronautas quanto para outras formas de vida.
Um fato curioso: no romance de ficção-científica Armada, de Ernest Cline, a humanidade descobre indícios tecnológicos de uma vida inteligente em Europa. A descoberta acaba levando a uma guerra de drones e à quase extinção da raça humana.
Tomara que a realidade não repita a ficção. Mas não prenda a respiração: a sonda só deve ser enviada no início dos anos 2020, depois, levará ainda mais tempo para chegar até a distante lua congelada.