Ok, isso é estranho: segundo o Engadget, a NBC News, dos EUA, divulgou que teria obtido confirmação de fontes da Casa Branca de que o governo estadunidense irá lançar um ataque cibernético contra a Rússia. O objetivo seria vazar diversos documentos comprometedores de Vladimir Putin e seu gabinete, especialmente os que envolvem corrupção e lavagem de dinheiro.
O motivo para tudo isso seria que, segundo a NBC, Putin e a Rússia seriam os responsáveis pelo vazamento de mais de 20 mil emails e documentos do Partido Democrata dos EUA no mês passado, incluindo todos os emails da candidata Hillary Clinton.
Segundo o canal, a CIA acredita que o vazamento tenha sido uma manobra russa para tentar desestabilizar as eleições e prejudicar a sucessora de Obama, que não tem boas relações diplomáticas com o país eslavo.
Porém, vários sites e organizações cibernéticas acham que a notícia foi vazada de propósito e que é uma ameaça vazia. O WikiLeaks, organização responsável por diversos vazamentos verdadeiramente prejudiciais a vários governos do mundo, escreveu no Twitter que o caso é apenas uma bravata de Obama.
“Se a ciberguerra dos EUA contra a Rússia fosse de verdade: 1) não teria sido anunciada 2) seria feita pela NSA e não pela CIA”. De qualquer forma, o clima entre os dois países não vai bem: em discurso na Rússia, Putin atacou abertamente o presidente Obama e disse que a Rússia vive um tipo diferente de “terceira guerra mundial”.