Nova lei francesa proíbe empresas de incomodar funcionários em seus horários de folga
Carga de email fora do expediente terá que ser negociada
Para muita gente, a caixa de email do trabalho virou o mesmo que o telefone: é por onde se faz muito do serviço e, sempre que ele toca fora do trabalho, já é causa para preocupação. Assim como virou bom-senso não fazer ligações profissionais para quem está de folga, uma nova lei na França quer fazer o mesmo para o email. Imagine: estar de folga no domingo, vai dar uma olhadinha na caixa de entrada, e bum! Cheio de “URGENTE” por lá.
Graças a uma nova lei trabalhista passada na França e já valendo, qualquer empresa com mais de 50 funcionários terá que negociar sobre correio eletrônico. Segundo o The Guardian, a ideia é que as empresas parem de pressionar os funcionários em suas folgas. Mas, mesmo assim, caso os empregadores insistam, o funcionário também pode ter direito legal de ignorar emails e outras formas de comunicação em seus horários fora do expediente.
Claro, isso terá que ficar claro no contrato inicial, mas uma vez acordado, já era. O escritório precisa de uma planilha urgente em pleno feriado? Problema deles. O plano também é encorajar a negociação: assim como há funcionários que não querem ser incomodados, outros podem estar interessados nas horas extras e assim por diante. No Brasil, o trabalhador já está resguardado nesse sentido: se ele se sentir pressionado ou assediado fora do expediente, pode levar o caso pra Justiça do trabalho.