Para presidente da Anatel, internet franquiada não deve acontecer tão cedo
Segundo Juarez Quadros, medida cautelar que proíbe cortar a internet deve ficar em vigor "por muito tempo"
Se depender do novo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Juarez Quadros, a banda-larga do brasileiro deve continuar do jeito que está por tempo indeterminado. Seguno o Adrenaline, ele participou de uma audiência pública no Senado Federal em que declarou que a medida cautelar que proíbe o corte de internet do usuário que exceder a franquia, em vigor desde abril, deve “ficar lá por muito tempo”.
Quadros está trazendo um pouco de tranquilidade para a discussão polêmica sobre o limite de franquia para banda larga proposto pelas corporações gigantes da telecom e claramente apoiadas pelo antigo presidente da Anatel, João Rezende, que chegou a declarar que a era da banda larga fixa tinha acabado.
“A cautela está em vigor e não planejo tratar disso tão cedo”, disse Quadros no Senado. Ele também se mostrou muito crítico em relação aos editais passados promovidos pela agência, por seu caráter arrecadatório e sobre o espírito mercenário das corporações. Uma de suas principais críticas é o acesso a banda larga móvel a cidades pequenas (com 30 mil habitantes ou menos) que só deve chegar a estas localidades em 2019.