Video games

Pesquisa revela que 42% do público de e-sports não joga os games que assistem

Da mesma forma que nem todo fã de futebol joga bola, nem todo fã de Dota joga Dota

A firma de análise europeia Newzoo descobriu que 42% do público de e-sports não joga os games que assistem e torcem. O objetivo da pesquisa, conduzida em dez países, era ver se o público de esportes eletrônicos se comportava da mesma forma que o público de esportes físicos, como futebol ou basquete, em que a maior parte do público acompanha os jogos e seus times, mas não pratica o esporte.

A pesquisa revelou que em boa parte sim, já que quase metade da audiência prefere assistir aos jogos e acompanhar seus times favoritos do que competir por si mesmo. Segundo a pesquisa, 190 milhões de entrevistados declararam assistir a streams de jogos com frequência.

O questionário foi conduzido com fãs de Dota 2League of LegendsCounter-Strike: Global Offensive, ou seja, com os três maiores e-sports da atualidade.

Além disso, a Newzoo observou que a maior parte dos fãs acompanha apenas um dos três jogos, sendo que o maior público permanece sendo o de League of Legends, responsável por 70% da audiência.

Segundo as respostas, muitos dos jogadores que só assistem já praticaram suas habilidades em seus games favoritos, mas acabaram largando, muitas vezes, por julgar o cenário competitivo demais, sem espaço para jogadores amadores ou mais casuais.

As entrevistas foram conduzidas no Reino Unido, nos EUA, no Canadá, na Alemanha, na França, na Itália, na Espanha, na Holanda, na Bélgica e na Suécia.