Sem carregador, não dá!

Procon-SP notifica Apple por vender novo iPhone sem carregador

Entidade questiona sobre as razões para a decisão e qual será o preço do produto de maneira avulsa

Órgão diz que empresa tem obrigação de fornecer item. Ministério da Justiça suspende venda de iPhone sem carregador e multa Apple
(Foto: reprodução/internet)

O Procon-SP notificou a Apple nesta quinta-feira (29) pedindo explicações sobre o motivo da nova linha do iPhone 12 não fornecer carregadores aos clientes inclusos com o aparelho. Na notificação, a entidade questiona a empresa as razões que fundamentam sua decisão e qual será o custo do dispositivo avulso para os clientes.

O Procon-SP também pergunta qual será a alternativa que a Apple vai oferecer ao consumidor para carregar o novo aparelho e qual é a estimativa de tempo para o carregamento. Além disso, a notificação também questiona como vai funcionar a garantia, já que os itens serão comprados separadamente.

A empresa tem 72 horas para responder aos questionados, contados a partir de terça (27), segundo o Procon-SP. Neste mês, a Apple anunciou o lançamento linha nova linha do iPhone 12, que inclui quatro aparelhos: iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Pela primeira vez, carregadores e fones de ouvido não acompanham os aparelhos. A empresa alega que é para ajudar na preservação do meio ambiente -segundo a Apple, há mais de 2 bilhões de adaptadores da marca espalhados pelo mundo.

Procurada, a Apple não quis comentar o caso.