E-Spots

Profissional de League of Legends é banido 20 meses por violência doméstica

Caso de Li Wei Jun fez com que a Riot mudasse as suas regras e políticas de suspensão

A Riot Games suspendeu por 20 meses o jogador profissional de League of Legends Li Wei Jun, vulgo Vasilii, após ele ter supostamente transmitido cenas de abuso contra a namorada.

Seu time, a chinesa Newbee, o expulsou imediatamente e a Riot estabeleceu uma investigação. Agora, quase um mês depois do caso, ele foi banido a partir de 2018.

O caso fez com que a empresa mudasse suas políticas de suspensão, estabelecendo regras mais duras, especialmente contra profissionais. A principal modificação é que em caso de comportamentos extremos a Riot pode expulsar um jogador “indefinidamente” de seus servidores.

Em nota o estúdio ainda declarou que a punição, mesmo extrapolando suas políticas atuais, foi leve: “Intimidação física e ameaças de violência doméstica devem ser punidas muito mais duramente”. Vasilii também foi punido, segundo o estúdio, por ter demonstrado “comportamento violento” em público, destruindo um teclado e ameaçando fisicamente um cameraman no ano passado durante uma competição.

Não foi provado de que Vasilii chegou a agredir fisicamente a namorada, mas segundo a Riot, ele fez ameaças de violência e de morte “feitas em casa contra uma pessoa indefesa e que foi o bastante para que ela chamasse a polícia”. Fora do mundo dos games, o caso não foi adiante.