Qual a relação da pandemia nas crises de imagem de influenciadores digitais
Marcas que não tinham presença digital consolidada foram surpreendidas pela pandemia e tentaram de tudo…
Marcas que não tinham presença digital consolidada foram surpreendidas pela pandemia e tentaram de tudo para se consolidar no digital, mas os erros foram maiores por parte dos influenciadores.
Eles foram surpreendidos pela mudança do comportamento das pessoas e do olhar delas para a “influência digital” com uma crise sanitária mundial. O conteúdo que era feito pelos influenciadores não cabia mais e muitos tiveram dificuldade em sair de suas bolhas e criar um conteúdo interessante, útil e empático diante da cobrança dos seguidores.
Por isso, algumas celebridades e influenciadores erraram feio, como Pugliesi, Thayla e Madonna.
A crise normalmente é causada por algo que:
- Já causou um problema algum dia
- Alguém (ou uma equipe inteira) deixou passar
- Não foi mapeado adequadamente
- Alguém falou sem
É possível evitar uma crise de imagem?
Por incrível que pareça, uma das maneiras mais eficazes de se evitar crises nas redes sociais é o posicionamento. Quando você sabe quem é seu público e se comunica diretamente buscando gerar valor para ele, você cria uma comunidade de pessoas genuinamente envolvidas com a sua marca.
É claro que as crises causadas por CRIMES (racismo, difamação, injúria, machismo, preconceito – e aqui incluo a fala recente da Xuxa que comentamos na aula) estão fora dessa equação. O crime virtual é um crime como outro qualquer e também cabe punição e não apenas pedido de desculpas.
Para evitar uma crise então, você precisa de:
- Coerência
- Verdade
- Transparência (com colaboradores, clientes, agências)
- Mapeamento de gatilhos de crise
- Diversidade (se falta diversidade, falta humanização)
Quais habilidades o gestor de crise deve ter?
Na gestão de crise, o profissional responsável deverá contar com dois tipos de habilidades:
HARD SKILLS (habilidades técnicas)
- Experiência;
- Repertório;
- Plano de Ação;
- Conhecimento do nicho e do público;
- Porta-voz
SOFT SKILLS (habilidades comportamentais)
- Empatia;
- Mentalidade diversa;
- Autoconfiança;
- Resiliência;
- Autocontrole;
- Perfil
Karolina Vieira, jornalista pós-graduada em Comunicação Estratégica, Especialista em Conteúdo e Marketing Digital e professora do Master em Assessoria de Comunicação Digital da UniAraguaia.