Recall

Samsung: prejuízo do Note 7 pode chegar a US$ 2.34 bilhões

Porém, crise não deve manchar significativamente a marca

Após a Samsung anunciar o fim definitivo da produção do Galaxy Note 7, analistas já começaram imediatamente a prever qual seria o impacto disso para a empresa sul-coreana. A conclusão é: ruim, mas não tão ruim quanto poderia ser.

 

Segundo a Bloomberg, as perdas da Samsung devem estacionar em cerca de US$ 2.34 bilhões: dinheiro de amendoim torrado pra quem teve receita de US$ 7 bilhões este ano. A parte boa, para eles, é que a Bloomberg fez uma pesquisa preliminar de marca e, de modo geral, o público consumidor não perdeu a confiança na empresa.

 

Ou seja, pra muitas pessoas, todo o caso do recall entrou na categoria de “coisas acontecem”. “Indicações iniciais de nosso estudo sobre o sentimento das pessoas quanto a smartphones durante o outono (EUA e Reino Unido) mostram que o impacto sobre a Samsung é bem menor do que vocês imaginam”, escreveu no Twitter o especialista do site, Ben Bajarin.

 

Já a Reuters fez uma previsão mais sinistra: conversando com outros especialistas independentes, a agência não chegou a fechar um número em perdas, mas leva em conta vários fatores: por exemplo, todo o tempo e dinheiro investido por anos no desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing do aparalho.

 

Outro fator terrível também entrou nas contas da agência: a Samsung esperava vender 20 milhões de aparelhos e teve que fazer o recall após vender apenas 2.5 milhões. Ou seja, todo o dinheiro que esperavam ganhar simplesmente não vai acontecer. 

 

Portanto, a Reuters prevê uma queda de até 85% nos lucros da empresa neste trimestre, com a perda estimada de US$ 5 bilhões, mas que vai depender de como a marca se sai em seus outros departamentos e como a Samsung se comporta no mercado de ações.