Segundo Ministério da Cultura, mercado de games cresceu em todo o Brasil
Dados da pesquisa Censo dos Games revelou que o número de estúdios independentes também aumentou
O mercado de video games continua crescendo no Brasil. Esta é a conclusão do 2º Censo dos Games, pesquisa promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). O primeiro censo foi realizado em 2013.
O número de estúdios de desenvolvimento de jogos cresceu, subindo de 142 em 2013 para 375 em 2018. Nos últimos dois anos, 1.718 jogos brasileiros foram produzidos, em sua grande maioria para dispositivos móveis (43%). Em segundo lugar vem os jogos para PC (24%) e em último os consoles (5%).
Na região Centro-Oeste, o número de estúdios em 2013 eram 8; agora são 31. A região com mais estúdios continua sendo a Sudeste, que tinha 77 estúdios em 2013 e agora tem 196.
Em termos de pessoal, a maior parte dos profissionais envolvidos com games no Brasil é masculina, mas o número de mulheres triplicou desde 2013 e hoje elas representam pouco mais de 20% do pessoal.
A maior parte (cerca de 70%) das empresas ainda é pequena, com um faturamento por volta de R$ 81 mil por ano e a maior parte da receita vem da venda dos jogos, sendo que apenas uma minoria tira sua receita principal de vendas in-app (17%).